Abrantes Rota Musical
MÚSICA À VISTA
Música, Iconografia e património edificado no Concelho de Abrantes. Abrantes é uma cidade distrito de Santarém, do Ribatejo, região do Centro e sub-região do Médio Tejo, com cerca de 18500 habitantes. Situada junto ao rio Tejo, na margem direita, a cidade de Abrantes é rica em património arquitetónico e organístico. É sede de um município com 714,69 km² de área e 39325 habitantes (2011), subdividido em 13 freguesias. O Concelho é rico em folclore e cioso em preservar as suas tradições e património.
Jardim do Castelo
Coreto
Coreto
Coreto do Jardim do Castelo
Clarinetes e lira, pormenor do coreto do Jardim do Castelo.
Os “Coretos” são conhecidos no Concelho de Abrantes desde 1894, data em que o primeiro foi construído no “Passeio do Castelo”, então Vila de Abrantes. De reconhecido interesse cultural, estes imóveis, símbolo de espaços de alegria, convívio e divertimento popular, associados a Colectividades, pouca ou nenhuma utilização tem tido por aqueles que foram em tempos os seus grandes utilizadores: as “Bandas Filarmónicas”. O Concelho de Abrantes possuía até ao ano de 1956 oito “Coretos”.
Base de alvenaria, estrutura em ferro, cobertura em chapa, cercadura com elementos decorativos, suportada por colunas verticais e acesso por escada exterior, este “Coreto” de forma octogonal, foi provavelmente inaugurado no final do ano de 1894 ou início de 1895.
Largo Dona Joana Godinho Soares Mendes
Coreto
Largo Dona Joana Godinho Soares Mendes
2205-015,Abrantes
Rua Nuno Álvares Pereira
Casa onde nasceu Henrique dos Santos Silva