Alandroal e o seu folclore

Grupo Coral Trigueirão no Relheiro
Folclore no Alandroal

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

Grupo Coral Trigueirão no Relheiro

O Grupo Coral Trigueirão no Relheiro foi criado no âmbito da Associação Núcleo de Cultura e Formação de Hortinhas, em 25 de Abril de 2012.  A Associação, fundada em 2011, é responsável pela organização do Festival da Concertina – Acordeão, que se realiza desde 2009, sempre no primeiro fim de semana de outubro. Desde a edição de 2013, tem-lhe associado o nome de Dionísio Bandalhinho, “um grande acordeonista autodidata de Hortinhas que morreu muito cedo” (de acordo com José Maneiras, presidente da Associação) e que foi uma espécie de padrinho do Festival.

Os 16 homens e mulheres que compõem o Grupo Coral Trigueirão no Relheiro reúnem-se todas as semanas no edifício da antiga escola primária de Hortinhas e ensaiam o seu reportório: as letras e músicas das antigas tradições dos camponeses, nos trabalhos agrícolas, nas festas ou bailaricos, ganham de novo vida. “Tivemos um rancho durante mais de 10 anos. As recolhas feitas nessa altura foram agora introduzidas no grupo”, explica José Maneiras.

O nome provém diretamente do universo alentejano: o trigueirão é uma ave e o relheiro é o nome dado aos molhos de trigo amontoados após as colheitas. A atividade da associação, por seu lado, não se esgota na dinamização do grupo coral.

Grupo Coral Trigueirão no Relheiro

Grupo Coral Trigueirão no Relheiro

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.