Aveiro e o seu folclore

Rancho Folclórico do Baixo Vouga
Folclore em Aveiro

Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho

  • Região: Beira Litoral (Vouga)
  • Distrito: Aveiro
  • Concelho: Aveiro
Rancho Folclórico do Baixo Vouga

O Rancho Folclórico do Baixo Vouga foi fundado em 1954 com o nome de “Camponesas do Vouga”, com o intuito de participar nas festas da cidade de Aveiro. Foi em 1985 através de escritura pública, que se passou a chamar “Rancho Folclórico do Baixo Vouga”. É filiado no INATEL e membro aderente da Federação do Folclore Português.

Tem como principal objetivo, a recolha e divulgação de danças, cantares, trajes, usos e costumes da região do Baixo Vouga.

Tem participado em eventos de norte a sul do País, e pela Europa, destacando-se; Espanha, França, e o festival CIOF das ilhas Canárias.

É composto por cerca de 45 elementos, entre dançarinos, figurantes tocata e coro.

Apresenta uma variedade de trajes dos séc. XIX e XX, sendo os mais marcantes: Noivos de Horta, Tremoceira, Camponesa, Ver a Deus, Barqueiro, Pescador, Fogueteiro, Tricana de Aveiro, Lavradores Ricos, Salineira, Marnoto, Meia Senhora, Feirante e vários trajes de Romaria.

Rancho Folclórico do Baixo Vouga

Rancho Folclórico do Baixo Vouga

Fontes do Musorbis Folclore:

No Musorbis foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos. Para facilitar a leitura, foram retirados pormenores redundantes e subjetivos, e foram corrigidos erros de português.