Barreiro e os seus festivais

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória
Festivais de Música no Barreiro

Ciclos, encontros e festivais no Concelho

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória

Sítio: www.outfest.pt

O OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória do Barreiro é um evento organizado pela Out.ra
com apoio da Câmara Municipal do Barreiro.

Em 2021 regressou à cidade, para a sua 16ª edição, de 3 a 5 de outubro, em vários locais do Concelho.

Após ter sido finalista dos European Festival Awards e Iberian Festival Awards, em 2018, e visto renovado o selo de qualidade EFFE (Europe for Festivals, Festivals for Europe) para 2019 e 2020, o mais importante festival nacional de música experimental voltou a ocupar vários espaços do Concelho (e em particular do centro da cidade), com 26 concertos de músicas aventureiras de todo o mundo – com artistas de Portugal, Itália, Reino Unido, Irlanda, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Suíça, Egipto, Tanzânia, Brasil e Estados Unidos da América a comporem o mais diversificado cartaz da história do OUT.FEST.

O jazz, a eletrónica, a música contemporânea, o hip-hop, o rock e os estilos mais inclassificáveis voltaram a protagonizar três dias repletos de descobertas sonoras para os barreirenses e para os muitos e habituais visitantes.

Entre os vários locais da cidade visitados pelo OUT.FEST, destaque para a Igreja Paroquial de Santo André, a Igreja da Nossa Senhora do Rosário e o recém-inaugurado Moinho Pequeno, espaços que acolheram, pela primeira vez, concertos do festival, que voltou a contar com o apoio do Ministério da Cultura / Direcção-Geral das Artes, do Município do Barreiro, da Baía do Tejo e da Red Bull Music.

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória

OUT.FEST – Festival Internacional de Música Exploratória

HISTÓRIA

Barreiro Rocks

Em 2019, a organização do Barreiro Rocks (Associação Cultural Hey, Pachuco! ) anunciou o fim do festival, ao fim de 19 anos, por não aguentar os “constrangimentos financeiros”. O festival deixou um legado enorme no panorama nacional, com nomes como Ty Segall, Black Lips ou André Williams a marcar passagem pelo Barreiro, ao longo dos anos.