Barreiro e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho do Barreiro
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Alberta Soares (pianista)
- Dulce Cabrita (cantora lírica, 1928)
- Domingos Caeiro (reparador de instrumentos, 1963)
- Fábio Cachão (compositor, 1992)
- Fernando Farinha (cantor, 1928-1988)
- Ferrer Trindade (compositor de canções, 1917-1999)
- José Batata (músico, musicógrafo)
- Manuel Pedro Nunes (barítono)
- Maria de Lourdes Resende (cantora, 1927)
- Nuno Ferreira (guitarrista, 1975)
Dulce Cabrita
Fernando Farinha
Ferrer Trindade
José Batata
Maria de Lourdes Resende
José Batata
Homem com vasta cultura e formação musical, José Batata foi o grande impulsionador da Escola de Jazz do Barreiro. O seu nome está ligado à formação da Camerata Musical do Barreiro, assim como à Big Band da Escola de Jazz ou à Banda Municipal do Barreiro. José Batata dinamizou o projeto Outubro – Mês da Música, na época iniciativa do género pioneira na Área Metropolitana de Lisboa, que era um desafio para abrir caminho e colocar o Barreiro, no plano musical, na rota de eventos de dimensão cosmopolita.
José Batata, foi o impulsionador, da criação das Bolsas de Estudo Fernando Lopes-Graça, um projeto pioneiro da Câmara Municipal do Barreiro que permitiu a diversos jovens ter condições de aprendizagem e conquistarem os seus sonhos de formação musical. Foi responsável pela elaboração e implementação do Projeto de Animação e Dinamização da Atividade Musical para o Concelho do Barreiro, em 1987.
Musicógrafo com diversas participações em projetos na RDP e na RTP, professor de Educação Musical, colaborador na edição de várias obras musicais quer para a Oficina Musical do Porto, ou no “Cancioneiro Popular Português” de Michel Giacometti e Fernando Lopes-Graça editado pelo Círculo de Leitores. José Batata, faleceu em 11 de janeiro de 2019.