Braga e as suas oficinas de instrumentos

Oficinas de instrumentos musicais em Braga

Violeiros e outros profissionais da construção e restauro de instrumentos no Concelho

António Pinto Carvalho

António Pinto Carvalho é um construtor de cordofones bracarense e fundador da APC – Instrumentos Musicais. A sua fábrica produz este instrumento musical para os quatro cantos do mundo. Por influência do avô materno que começou a trabalhar com madeira e a fazer instrumentos musicais de cordas. Aos dez anos fez o seu primeiro cavaquinho, vendeu-o e depois de cumprir o dever militar abriu a sua própria fábrica.

A APC – Instrumentos Musicais nasceu em Braga em 1976, ao longo dos anos tem evoluído e dado nas vistas além-fronteiras, tornando-se num verdadeiro caso de sucesso. Esta que é uma das maiores fábricas de instrumentos musicais da Europa fabrica 400 modelos de cordofones, das guitarras portugueses aos ukuleles, tendo uma produção de dois mil instrumentos mensais.

A APC trabalha com 15 tipos de madeira diferentes e exporta 85% da sua produção para países como Alemanha, Inglaterra, França, Itália ou Rússia.

Os cerca de 50 trabalhadores dividem-se entre várias áreas distintas: a sala de tratamento da matéria-prima, onde a madeira é secada e cortada milimetricamente, a sala de montagem, onde todas as peças são conjugadas, e a fase de acabamentos, onde é necessário lixar, polir, pintar, colocar as cordas e afinar o som.

Na última sala fazem-se todas as embalagens necessárias para que os instrumentos sigam viagem para os quatro cantos do mundo e há ainda um espaço próprio para restaurar e reparar instrumentos antigos. Fazem-se todas as embalagens necessárias para que os instrumentos sigam viagem para os quatro cantos do mundo e há ainda um espaço próprio para restaurar e reparar instrumentos antigos.

António Pinto Carvalho fabrica para várias marcas e lojas internacionais e faz feiras de música em Xangai, Milão, Los Angeles ou Frankfurt.

A APC tem uma loja própria, Som da , em Braga, e trabalha também por encomenda. Entre os mil e um desafios que António já teve nas mãos destacam-se as violas acústicas que integraram um dos desfiles da Chanel em 2011 ou a guitarra portuguesa comemorativa do Fado Património Imaterial da Humanidade. Rui Veloso, Tim, Jorge Palma, Luís Represas ou Mafalda Veiga são alguns dos músicos nacionais que já visitaram a APC e que António faz questão de mostrar fotografias que marcam esses momentos.

António Pinto Carvalho

António Pinto Carvalho

Na exposição “70 Cavaquinhos, 70 Artistas” mais de 40 instrumentos foram produzidos pela APC.

Fonte: Maria Martinho, ArrábidaShopping, 24 de julho de 2017, pela Exposição “70 Cavaquinhos, 70 Artistas”

Reciclanda

Reciclanda

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração). Dinamiza oficinas de música e atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira
962 942 759

Gualter Campinho Luthier

Correio eletrónico: gualtercampinho@gmail.com

Construção instrumentos de corda.

Gualter Campinho Luthier

Gualter Campinho Luthier

Intermezzo – Atelier do Clarinete

Av. Dr. Bernardo Brito Ferreira, 82, Esc. 24
4730-716 Braga
Sítio: www.intermezzoac.pt

Loja de instrumentos musicais, manutenção, Reparação e Restauro de Clarinetes