Braga e os seus coretos
Coretos no Concelho de Braga
No Santuário do Bom Jesus, em Braga, há três coretos, em diferentes locais.
Bom Jesus do Monte
Coreto
O coreto em frente à Casa das Estampas, no Bom Jesus do Monte, na esplanada do templo, foi construído em finais da década de 1920. A Mesa da Confraria aproveitou os desenhos e a memória descritiva que o arquiteto Raul Lino tinha apresentado uma dúzia de anos antes. Mas pedindo de novo uma opinião a Raul Lino, este aconselhou a utilização de granito na obra, ao invés de metal. A Confraria vendeu a parte metálica no coreto para São Bento da Porta Aberta e mandou construir um conjunto com oito colunatas de granito em 1930-1932. Uma placa presta homenagem ao benemérito Bernardo Sequeira que contribuiu para a construção. O coreto serviu de palco às festas anuais do Espírito Santo que costumavam atrair os bracarenses em romaria ao Bom Jesus. Estes festejos constituíam um dos principais atrativos do Bom Jesus mas perderam fôlego até desaparecerem do calendário das festas bracarenses. Recentemente a Confraria do Bom Jesus retomou a tradição.
Coreto
A 23 de maio de 1912, por cima da gruta de Ernest Korrodi, foi erguida uma armação de ferro para a execução do coreto. O coreto tem as suas armações feitas de modo a imitar madeira, como se pode ver em outras armações no parque. Tem formato octogonal e no chão uma rosa dos ventos com a data 2 de janeiro de 1914.
Coreto
Resguardado entre árvores, o coreto junto ao lago tem tem a forma octogonal. Na sua construção foram utilizados a madeira e o metal pintados de vermelho.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração). Dinamiza oficinas de música e atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Avenida Central
Anteriormente conhecida por Avenida dos Combatentes, a Avenida Central é uma das principais avenidas de Braga, no centro histórico da cidade, freguesia de São José de São Lázaro.
Coreto
Parque da Ponte
O Parque da Ponte, ou Parque de São João da Ponte, é um parque urbano de Braga. Localizado no fim da Avenida da Liberdade, o parque está dividido em quatro partes, a parte exterior, a parte interior, o Complexo Desportivo da Ponte e o Parque de Campismo da Ponte.
Coreto