Câmara de Lobos e os seus coretos
Coretos de Câmara de Lobos
Coreto do Largo da República
No Largo da República, na cidade de Câmara de Lobos, Ilha da Madeira existe um coreto de 12 colunas, construído em ferro fundido.
Datado de 1883, este coreto foi primitivamente adquirido pela Câmara Municipal do Funchal, que o instalou no Jardim de São Francisco, hoje Jardim Municipal do Funchal. Em 1942, foi desmontado e colocado à venda em hasta pública, acabando por ser adquirido, por cinco mil escudos, em julho do mesmo ano, pela Câmara Municipal de Câmara de Lobos, a fim de o instalar no então denominado Largo 28 de Maio, em substituição de outro lá existente.
Em 1942, a sua montagem estaria quase concluída e para a inauguração estava prevista a realização de um concerto pela Banda Municipal de Câmara de Lobos, sob a direção artística de Francisco Fernandes da Silva Júnior. Segundo Guido Monterrey, a sua inauguração só se terá verificado, em 1943.
Instalado e inaugurado, o coreto tornou-ser palco para várias atuações, não só da Banda Municipal de Câmara de Lobos, como da Filarmónica Recreio Camponês.
Fonte: Câmara de Lobos Dicionário Corográfico
Coreto