Carregal do Sal e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Carregal do Sal
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato
A Sociedade Filarmónica de Cabanas de Viriato foi fundada em 1872. Antes da sua fundação existia em Cabanas de Viriato, a partir de 1850, um grupo de músicos sem qualquer estruturação, que terá participado em missas e em festas populares diversas, e que era conhecido por “Concerto”.
Talvez com o intuito de estruturar essas atividades o Padre José Cunha fundou a filarmónica em 1872. O seu primeiro Maestro foi o Senhor Bandeira, ao qual se seguiram António Augusto dos Santos, José Gonçalves (pai), José Gonçalves (filho, compositor e maestro), Manuel de Sousa (Rixa), Jacinto Caetano e o Senhor Basílio. Em 1941, formou-se em Cabanas uma comissão que adquiriu para a filarmónica a ansiada sede. Atualmente a Banda da Sociedade Filarmónica é constituída por 40 elementos. Continua a funcionar a Escola de Música, totalmente gratuita, a qual, é frequentada por 25 jovens. O responsável pela Banda e pela Escola de Música é Evaristo José de Jesus Neto.

Reciclanda
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759