Castelo de Paiva e os seus festivais
Festivais em Castelo de Paiva
Ciclos, encontros, temporadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho
Academia Ibero-Americana do Clarinete
A AIAC 2022 é um evento organizado pela Academia de Música de Castelo de Paiva.
Castelo de Paiva mantém um encanto especial. Afaga o coração voltar depois do interregno do covid e encontrar o mesmo desvelo dos funcionários da Academia, o nível da bigband e da banda, um novel presidente da câmara com os mesmos propósitos nobres, o professor Agostinho Vieira na sua liderança forte e tranquila e as gentes durienses sempre dignas, educadas e de um carinho familiar. Ali, sinto-me sempre orgulhoso de ser português. Alban Berg dizia que se nem tudo o que brilha é ouro, haverá coisas que são ouro não se vendo o brilho. Há uma jazida em Castelo de Paiva. (António Saiote)
Ciclo de Música ao Luar do Festival Inventa
Sítio: www.festivalinventa.pt
O Ciclo de Música Ao Luar, no âmbito do Festival Inventa, 2021/2022, é um ciclo em que projetos emergentes da música nacional se associam às paisagens naturais nos concelhos de Cabeceiras de Basto, Paredes, Cinfães, Felgueiras, Celorico de Basto, Paços de Ferreira, Resende, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Penafiel, Amarante, Castelo de Paiva, Baião, Lousada. Parques naturais, paisagens protegidas, espaços envolventes a áreas arqueológicas e outras edificações classificadas servem de cenário para concertos intimistas ao luar, para ver, ouvir e sentir.
Croka’s Rock
O Croka’s Rock, no lugar da Croca, Castelo de Paiva, é um festival que teve em 2021 a 9ª edição. Realiza-se nas margens do Rio Arda, tendo como pano de fundo a na beleza natural da Croca do Arda. Em 2021, a programação musical estava distribuída por dois palcos, o Palco Croka’s e o Palco Arda. O festival Croka’s Rock nasceu em 2009 em Oliveira do Arda, Castelo de Paiva, através da Associação Grupo Jovens Esperança.
Com entrada gratuita, o festival não tem fins lucrativos, mas antes procura promover a dinâmica cultural da região. A diversidade é uma das marcas do festival, que ao longo dos anos vem divulgando vários géneros de música feita em Portugal desde o rock ao alternativo, jazz, eletrónica, e atividades paralelas que acontecem no recinto do festival.