Chaves e o seu folclore
Folclore e música tradicional em Chaves
Tradições, grupos etnográficos e atividades no Concelho
- Região: Trás-os-Montes e Alto Douro (Trás-os-Montes)
- Distrito: Vila Real
08 grupos identificados
- Associação E. R. C. do Rancho Folclórico da Freguesia de Selhariz
- Grupo de Cavaquinhos de Couto de Ervededo
- Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão
- Grupo de Folclore Vila Medieval de Santo Estêvão
- Grupo Folclórico de Santa Maria Maior
- Rancho Folclórico da Associação Desportivo e Cultural Amigos de Vilas Boas
- Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro
- Rancho Folclórico dos Ases da Madalena
Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão
O Grupo de Danças e Cantares Regionais de Santo Estêvão pertence à Região Etnográfica do Alto Tâmega, Trás-Os-Montes. As suas danças tradicionais são: Malhar o Centeio, desgarrada, Ceifeira, Saia a Rodar, chula, Mariana e António. Os trajes são: Ceifeira, Domingueiro, Trabalhador, Rico, Noivos, Lavadeira, Fiadeira.
A tocata é constituída por concertina, acordeão, bombo, cavaquinho, reque-reque, tábuas e ferrinhos.
Entre os seus usos e costumes destacam-se: Festival anual de Folclore Nacional e Internacional, Cantar os Reis, Carnaval, Sábado Fiolheiro, Magusto. Do seu currículo constam representações nacionais, de Norte a Sul do País, “Portugal No Coração” – RTP; Festividades S. João – Braga). Na lista de representações internacionais constam deslocações a França (Paris e La Rochelle) e Espanha (Verin e Lugones). O GDCRSE é associado do INATEL e Chaves Viva.
Grupo de Folclore “Vila Medieval de Santo Estevão
O Grupo de Folclore “Vila Medieval de Santo Estevão foi fundado a 29 de agosto de 1997, na aldeia de Santo Estêvão por Manuel Pires, Hermenegildo Teixeira e Abílio Cruz. Nasceu fruto de convívios entre amigos que partilhavam o fascínio pelo tradicional e popular transmontano. Santo Estevão localiza-se a 8 km a norte da cidade de Chaves, na margem esquerda do rio Tâmega.
A tocata é formada por vários instrumentos como acordeão, concertina, viola, cavaquinhos, tabuinhas, reque-reque, bombo.
Entre as danças tradicionais constam o malhão e as desgarradas transmontanas. As danças e o típico andar de roda mostram bem o espírito transmontano. As danças lentas retratam as décadas de 1910 e 1920, com a participação de portugueses na 1ª Guerra Mundial (tristezas e viuvez) e as danças rápidas a alegria do povo nos seus trabalhos agrícolas. Pertencente à Região Etnográfica do Alto Tâmega, o grupo tem como objetivo divulgar o folclore transmontano nas suas origens. Os seus trajes são: domingueiro, trabalho, rico, geireiro, ceifeira, noivos, lavadeira, fiandeira, viúva e vindimadeira.
RFVMSE
Grupo Folclórico de Santa Maria Maior
Rancho Folclórico de Selhariz
O Rancho Folclórico de Selhariz (Associação E. R. C. do Rancho Folclórico da Freguesia de Selhariz) pertence ao Concelho de Chaves e à Região Etnográfica do Alto Tâmega.
RFS
Rancho Folclórico da Associação de Desporto e Cultura dos Amigos de Vilas Boas
O Rancho Folclórico da Associação de Desporto e Cultura dos Amigos de Vilas Boas, no Concelho de Chaves, pertence à Região Etnográfica do Alto Tâmega. A coletividade foi fundada em 2004, e conta atualmente com 194 sócios. O Rancho Folclórico foi fundado a 21 de janeiro de 2005 e é composto por 60 elementos. A ADCAVB conta ainda com um grupo desportivo fundado a 7 de janeiro de 2007. Possui instalações provisórias, nas quais realiza diversas atividades culturais e desportivas.
Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro
O Rancho Folclórico do Grupo Cultural da Serra do Brunheiro surgiu em 1997, como Associação Recreativa e Cultural da Cela. Dedicava-se às tradições da freguesia de Cela mas, com a união de freguesias, começou a dedicar-se também às tradições de toda a Serra do Brunheiro, levando o grupo a alterar o seu nome.
Antes de se constituir como associação, o Rancho da Serra do Brunheiro já tinha realizado diversas recolhas na região. Estas basearam-se em músicas e canções de trabalho, contando com os testemunhos das pessoas mais idosas.
Atualmente o grupo recria serões de trabalho, nos quais transmitem as tradições aos mais jovens. As recriações dizem respeito a todos os trabalhos sazonais da Serra do Brunheiro, de janeiro a dezembro.
RFGCSB
Rancho Folclórico dos Ases da Madalena
O Rancho Folclórico dos Ases da Madalena é uma secção do Grupo Desportivo Recreativo e Cultural dos Ases da Madalena na Freguesia da Madalena/Samaiões na Cidade de Chaves. Pertence à Região Etnográfica do Alto Tâmega.
RFAM
Em 2019, o Município de Chaves, com o intuito de animar as noites de verão e dar a conhecer os grupos tradicionais do concelho de Chaves, organizou duas noites de folclore, com os ranchos folclóricos.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.