Cinfães e o seu folclore
Folclore em Cinfães
Grupos etnográficos, tradições e atividades
- Região: Beira Alta-Douro Sul
- Distrito: Viseu
08 grupos
- Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis de Pias
- Grupo Folclórico de Pias
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo
- Rancho Folclórico de Nespereira
- Rancho Folclórico de S. Martinho de Fornelos
- Rancho Folclórico de Tendais
- Rancho Folclórico de Vilar de Arca
- Rancho Tradicional de Cinfães
Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis
O Grupo Folclórico de Cantas e Cramóis foi fundado em Maio de 1949, dois anos a visita ao Concelho de Vergílio Pereira para recolher elementos etnográficos para a sua obra “O cancioneiro de Cinfães”. Foi fundado por Fernando Barbedo e Augusto do Amaral, que foi desde a fundação, o seu Diretor Artístico, até à morte em 14/07/80.
Fazem parte do grupo dois cantores que são normalmente acompanhados pelo coro. O grupo possui na totalidade de quarenta e oito dançadores, entre homens, mulheres e crianças. Na tocata, figuram concertinas, violino, violões, cavaquinho, ferrinhos, flauta de cana e bombo.
Dois pastores, um transporta consigo a manta, o cajado e a cabaça e o outro a caroça com os respetivos plainitos. A pastora vestida com capa da serra do Montemuro, feita artesanalmente e que traz consigo a roca, o fuso e a cesta onde transporta a lã e a merenda que leva quando vai para o monte. Traje de ir à festa, recolha feita pelo escritor Abel Simão Botelho no lugar de Aveloso, freguesia de Tendais e descrito no romance as Fritadas.
RFCCP
Das diversas romarias no concelho de Cinfães, destacam-se S. João Baptista, Nossa Senhora das Graças, Senhor dos Remédios, Senhor dos Enfermos, Senhor dos Desamparados, S. Cristóvão, Santa Luzia.
Rancho Folclórico de Nespereira
O Grupo Folclórico de Nespereira, concelho de Cinfães, foi fundado a 26 de julho de 1962. O Grupo Infantil foi fundado em 2013.
Grupo Folclórico de Pias
O Grupo Folclórico de Pias, Cinfães, é sócio fundador da Federação do Folclore Português. Foi fundado em 1952 e legalizado a 30 de junho de 1960, data em que foram aprovados os estatutos e passado o alvará. Está sediado no lugar de Pias, freguesia e concelho de Cinfães, distrito de Viseu. Engloba tanto danças, costumes e trajes das zonas ribeirinhas, ao longo do Rio Douro, com o das aldeias até aos píncaros da Serra de Montemuro. Todas as danças e coros executados por este grupo foram recolhidos nas 17 freguesias do concelho de Cinfães. Encontram-se na quase totalidade publicados no cancioneiro de Cinfães, organizado em 1947 por Virgílio Pereira. Em 1978 foi declarada Pessoa Coletiva de Utilidade Pública. Está filiado na Federação do Folclore Português, desde a fundação desta. Está também inscrito no INATEL.
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Souselo
RFCPS
Rancho Folclórico de São Martinho de Fornelos
RFSMF
Rancho Folclórico de Tendais
RFT
Rancho Folclórico de Vilar de Arca
O Rancho Folclórico de Vilar de Arca é um grupo etnográfico que pertence à freguesia de Santiago de Piães, concelho de Cinfães e distrito de Viseu.
RFVA
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.