Coimbra e as suas oficinas de instrumentos
Oficinas de instrumentos em Coimbra
Construção artesanal, reparação, restauro e manutenção de instrumentos no Concelho
Cândido Jacob Luthier
Tlm. (+00 351) 963 608 961
Sítio: www.cjacobluthier.com
Correio eletrónico: cjacobluthier@gmail.com
Cândido Jacob estudou e trabalhou em arte contemporânea até 2011, mas os sons do Blues e do Folk ressoavam cada vez mais dentro dele, pela sua crueza, pela sua verdade. O interesse e a curiosidade por ofícios artesanais e pela construção de instrumentos já vinha de longe, e decidiu então dedicar-se à construção de guitarras acústicas. Construir guitarras tornou-se então uma paixão, um cruzamento perfeito entre criatividade, habilidade e prazer. Entre 2011 e 2012 frequentou e estagiou no ateliê do luthier Fernando Meireles em Coimbra, e entre 2012 e 2013 no ateliê do luthier Ludovic Barrier em Paris. Em 2013 montou o seu ateliê em Coimbra e iniciou a atividade como construtor independente.
Fernando Meireles
Tlm. (+00 351) 917 494 983
Correio eletrónico: sanfona@sapo.pt
Fernando Meireles é um músico-construtor, artesão, que ao fim de cerca de duas décadas e meia permanece no fundo de um dos corredores de ar abandonado da Associação Académica de Coimbra com a sua oficina-atelier. O seu trabalho longo tem sido consagrado à feitura de instrumentos musicais: com encomendas várias de cordofones por si feitos a músicos como Pedro Caldeira Cabral ou Júlio Pereira, mas também a sanfona, a concertina*, a viola braguesa, o bandolim e cavaquinhos tocados no grupo do qual faz parte (Realejo) saíram todos da sua oficina.
Fernando Meireles tem o seu trabalho reconhecido em distintas latitudes, como a Casa Real Espanhola onde se encontra uma guitarra sua, por outro lado o seu trabalho de recuperação da sanfona foi inequivocamente elogiado por entusiastas, cultores e coleccionadores como Louzã Henriques.
Texto: Soraia Simões de Andrade (excerto)