Constância e os seus órgãos de tubos

Igreja Matriz de Constância
Órgãos de tubos do concelho de Constância [1]

De acordo com as informações disponíveis, existem órgãos de tubos nas seguintes igrejas do Concelho:

Igreja Matriz de Constância

Igreja Matriz de Constância

Igreja Matriz de Constância

Edificada cerca de 1635, a Igreja de Nossa Senhora dos Mártires veio substituir a pequena Capela com o mesmo orago edificada em meados do século XVI por ordem do bispo da Guarda na zona mais alta de Constância, então designada pelo topónimo de Punhete.

O templo foi mandado erigir a expensas da Confraria de Nossa Senhora dos Mártires, apresentando uma ampla estrutura de gosto maneirista, que convive harmoniosamente com o programa decorativo Rococó, derivado da morosa campanha edificativa, que se arrastou até meados do século XVIII. Em 1755, ainda decorriam as obras de reedificação, a Capela quinhentista primitiva foi demolida, estando até então integrada na nova estrutura da igreja.

A fachada é marcada por três registos distintos de três panos, que dão a ilusão de espaço interior tripartido. No primeiro registo foram abertas três portas, a do meio mais elevada e de moldura mais elaborada, encimadas por três janelões com molduras de volutas. Em cada um dos panos laterais foram rasgados três janelos e do lado direito foi edificada uma sineira. O conjunto central do frontispício é rematado com frontão contracurvado.

O interior, de nave única, apresenta um opulento programa decorativo Rococó, repleto de estuques policromados e estátuas de mármore representando doutores da igreja, dispostas sobre os pilares que ladeiam as oito capelas laterais, abertas no registo inferior. O teto que cobre a nave foi pintado por José Malhoa entre 1897 e 1899, representando a Assunção de Nossa Senhora junto aos rios de Constância.

A Capela-mor, coberta com abóbada de aresta, possui retábulo de mármore policromo, e no programa pictórico destaca-se a tela de Nossa Senhora da Conceição, atribuída a Domingos Sequeira. A Igreja de Nossa Senhora dos Mártires tornou-se matriz da vila de Constância a partir de 1822, depois de as tropas napoleónicas terem destruído a velha matriz de São Julião.

Fonte: DGPC, Catarina Oliveira

A Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Mártires possui um órgão histórico construído por António Xavier Machado e Cerveira, opus 101, no ano de 1827. Foi restaurado em 2002 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria,

Órgão positivo de armário

Órgão da Igreja Matriz de Constância

Órgão da Igreja Matriz de Constância

Órgão da Igreja Matriz de Constância, organeiro, créditos Ana Elias

Órgão da Igreja Matriz de Constância, organeiro, créditos Ana Elias

Reciclanda

Reciclanda, música e poesia para um mundo melhor

O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.

Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.

Contacte-nos:

António José Ferreira:
962 942 759