Covilhã e os seus festivais
Festivais de Música na Covilhã
Ciclos, encontros, jornadas, temporadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho
Couta’da Folk
A freguesia da Coutada, no concelho da Covilhã, recebeu a 17 de junho de 2023, a primeira edição do “Couta’da Folk”. Para além da música, o festival “Couta’da Folk” propõe animação de rua, artesanato e tasquinhas. Pretende “reavivar memórias, misturando culturas e abrir as portas da aldeia para a restante comunidade”, avançou a organização.
Música na Galeria
Com Fernanda Canaud e convidados decorre na Galeria António Lopes, entre 27 de março e 26 de junho o ciclo “Música na Galeria.
O município da Covilhã, que organiza a iniciativa, refere que atendendo à personalidade do professor, a galeria António Lopes alberga uma sala de exposições destinada a novos artistas, artes e talentos, “pelo que esta é uma forma de permitir a entrada de mais uma forma de arte neste espaço, desta vez a música”.
Fernanda Canaud é pianista franco brasileira, doutora em música pela UNIRIO e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Venceu oito concursos nacionais de piano, tem realizado vários espetáculos como solista em diversas cidades do Brasil, EUA, Europa e Líbano. Atualmente trabalha em Portugal na Escola Profissional de Artes da Beira do Interior, e nos projetos de Concertos da Câmara Municipal da Covilhã. Tem vários trabalhos discográficos editados.
II Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão
O Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão, segunda edição em 2022, é uma competição musical destinada a jovens (nas categorias de Infantil e Juvenil), organizada pela Banda da Covilhã.
CIMfonia
Sítio: cimfonia.org
O projeto CIMfonia resulta de uma simples aglutinação da sigla CIM – Comunidade InterMunicipal – e da palavra fonia que pode significar som ou voz, e pretende traduzir isso mesmo, a voz da região, o apelo do interior. O ciclo de concertos e eventos do programa CIMfonia pretende seduzir toda a comunidade a intervir de forma criativa e proativa, na candidatura de Guarda Capital Europeia da Cultura, em 2027. (Osvaldo Ferreira)
O projeto engloba os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.