Covilhã e os seus festivais

Couta’da Folk, Covilhã
Festivais de Música na Covilhã

Ciclos, encontros, jornadas, temporadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho

Couta’da Folk

A freguesia da Coutada, no concelho da Covilhã, recebeu a 17 de junho de 2023, a primeira edição do “Couta’da Folk”. Para além da música, o festival “Couta’da Folk” propõe animação de rua, artesanato e tasquinhas. Pretende “reavivar memórias, misturando culturas e abrir as portas da aldeia para a restante comunidade”, avançou a organização.

Couta’da Folk, Covilhã

Couta’da Folk, Covilhã

Música na Galeria

Com Fernanda Canaud e convidados decorre na Galeria António Lopes, entre 27 de março e 26 de junho o ciclo “Música na Galeria.

O município da Covilhã, que organiza a iniciativa, refere que atendendo à personalidade do professor, a galeria António Lopes alberga uma sala de exposições destinada a novos artistas, artes e talentos, “pelo que esta é uma forma de permitir a entrada de mais uma forma de arte neste espaço, desta vez a música”.

Fernanda Canaud é pianista franco brasileira, doutora em música pela UNIRIO e mestre em música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Venceu oito concursos nacionais de piano, tem realizado vários espetáculos como solista em diversas cidades do Brasil, EUA, Europa e Líbano. Atualmente trabalha em Portugal na Escola Profissional de Artes da Beira do Interior, e nos projetos de Concertos da Câmara Municipal da Covilhã. Tem vários trabalhos discográficos editados.

Música na Galeria, Covilhã

Música na Galeria

II Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão

O Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão, segunda edição em 2022, é uma competição musical destinada a jovens (nas categorias de Infantil e Juvenil), organizada pela Banda da Covilhã.

II Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão

II Concurso Internacional Jovens Talentos de Sopros e Percussão

CIMfonia

Sítio: cimfonia.org

O projeto CIMfonia resulta de uma simples aglutinação da sigla CIM – Comunidade InterMunicipal – e da palavra fonia que pode significar som ou voz, e pretende traduzir isso mesmo, a voz da região, o apelo do interior. O ciclo de concertos e eventos do programa CIMfonia pretende seduzir toda a comunidade a intervir de forma criativa e proativa, na candidatura de Guarda Capital Europeia da Cultura, em 2027. (Osvaldo Ferreira)

O projeto engloba os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.

Covilhã, créditos RFM

Covilhã, créditos RFM