Covilhã e os seus museus
Museus da Covilhã
Música em espaços museológicos do Concelho
Museu da Covilhã
As bandas filarmónicas constituem-se como um capital valioso, com um impacto e uma influência substancial na vida da nossa comunidade, através da agregação de valores sociais e culturais de inclusão e também da construção de identidade e coesão territorial. Além do seu papel na preservação, divulgação e formação musical, as bandas filarmónicas compõem-se como centros de socialização locais e interrelacionais. Reconhecendo o trabalho que desenvolvem em prol da sociedade e da cultura e de destacar a cultura popular covilhanense, o Município da Covilhã, através do Museu da Covilhã, desenvolveu uma exposição conjunta com todas as Bandas Filarmónicas do Concelho.
Deste universo fazem parte a Banda Filarmónica Caseguense (Casegas); Banda Filarmónica Cortense (Cortes do Meio); Banda da Covilhã (Covilhã); Banda Filarmónica Eradense (Erada); Banda Filarmónica do Paul (Paul); Banda Filarmónica Sanjorgense (São Jorge da Beira); Banda Filarmónica Estrela (Unhais da Serra); Filarmónica Popular de Verdelhos (Verdelhos) e Banda Filarmónica Carvalhense (Vila do Carvalho).
A inauguração da exposição, intitulada “Uma viagem pela filarmonia: do século XIX ao século XXI”, decorre no dia um de setembro, domingo, Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, pelas 17:00, no Museu da Covilhã.