Cuba Rota Musical
MÚSICA PARA OS OLHOS
Monumentos musicais, Iconografia e espaços museológicos
para uma rota musicoturística no Concelho de Cuba
Monumento ao Cante
O Monumento ao Cante Alentejano, em Cuba, na praça junto da mata do Parque de Feiras e Exposições, foi inaugurado no dia 6 de setembro de 2008. O projeto, da autoria de António Carrilho, homenageia os grupos corais, destinando-se a divulgá-los e a perpetuá-los na nossa memória.
Trata-se de uma obra com três planos contínuos em chapa de aço corten cortadas que encaixam num rasgo feito na pedra ao comprimento com cerca de 20 cm de profundidade ficando afastadas a 30 cm. As figuras representam os Grupos Corais de Cuba, tanto os masculinos como os femininos.
A silhueta do grupo, da cor do aço parece caminhar vagarosa, nas ruas em passo cadenciado, unido, encostados os homens ombro a ombro trajando de forma diferente porque cada grupo tem as suas características. As senhoras, ao centro, apresentam-se em formato diferente porque elas tem os seus próprios grupos (o grupo não é misto) ligam-se pelas modas que têm em comum com os homens, salienta-se um fundo amarelo (ouro) representa a riqueza do património cultural que é o canto alentejano através dos Grupos Corais.
As figuras na parte detrás parecem sair do amarelo, seara, trabalho, tanto neste como nas ruas entoavam as suas melodias. Todas as figuras assentam num bloco cinza escuro, representa as pedras da calçada das ruas de Cuba.
Fonte: VisitCuba
Museu Musical
No Museu da Sociedade Filarmónica ficará a conhecer os pormenores da história desta banda, os maestros e músicos que a formaram e que fizeram parte do seu percurso, entre outras particularidades que marcam a sua existência ao longo dos anos.
Morada: Rua da Sociedade Filarmónica Cubense 1º Dezembro nº14, 7940 – Cuba
Telefone: 967540870
Email: sfcubense.1dezembro@gmail.com
Coordenadas: 38º09’56.95”N – 7º53’34.31”O
Nota: Visitas por marcação
Museu Musical