Elvas e o seu folclore
Folclore em Elvas
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
Rancho Folclórico de Elvas
O Rancho Folclórico de Elvas foi fundado em 1975 para preservar e divulgar as tradições e a cultura popular alentejana. O conjunto representa os usos e costumes tradicionais dos antepassados através das músicas, das danças e passando pelos melodiosos cantares num claro tributo ao mundo rural.
Todas as danças foram recolhidas na região do Alto Alentejo, principalmente no concelho de Elvas, sendo as mais genuínas as “Saias de Elvas”. Do reportório do Rancho Folclórico de Elvas fazem também parte as “Saias da Orada”, “Saias de Campo Maior”, “Ora vai Tu” (Elvas), “Moda da Helena” (St.º Aleixo), “Vira de Seis” (Fronteira), “Dança dos Ovos” (Sousel), “Fandango Alentejano” (Arronches), “Moda da Navalha” (Vila Fernando), “Picadinha Alentejana” (Elvas), “Tai Pum” (Elvas), “Chapéu de Ganhão” (Portalegre), “Saias de S. Roque” (Elvas), “Saias de S. Romão”, “Saias de Vila Viçosa”, “Picadinha Valseada” (Fronteira), “Ao Passar do Ribeirinho” (St.º Aleixo) ou “São João” (Elvas).
As danças acima citadas representam os trabalhos, sobretudo agrícolas, do povo do norte alentejano (ceifa, desfolhada, apanha da azeitona, mondas das searas, os guardadores de gado e quadras festivas).
O Rancho Folclórico de Elvas exibe ainda uma variedade de trajes, tais como o/a azeitoneiro/a, ceifeiro/a, mondadeira, pastor, semeador, aguadeiro, cozinheira, entre outros. Desde o seu aparecimento, este grupo procura manter-se fiel aos valores culturais de extrema riqueza patrimonial na região do Alentejo.
O grupo tem feito e com sucesso a sua divulgação e promoção da sua cultura, não só com participações anuais em diversos eventos tanto a nível nacional, em festivais de folclore e iniciativas de norte a sul do país, como a nível internacional. Tem atuado em países europeus, com particular destaque para as comunidades de emigrantes portugueses no estrangeiro. É dentro deste espírito que o Rancho Folclórico de Elvas desenvolve a sua atividade, procurando assim, estabelecer laços de amizade com outras gentes.
É constituído por cerca de três dezenas de elementos, entre os 5 e os 70 anos de idade, que representam as tradições agrícolas e outras raízes da cidade de Elvas.
O Festival Internacional de Folclore conta sempre com a atuação do grupo anfitrião, o Rancho Folclórico de Elvas. A iniciativa, que decorre sempre na Praça da República, ia na 28ª edição em 2018, pelos 45 anos de existência do Rancho.
Fontes do Musorbis Folclore:
- Federação do Folclore Português
- Gente que Canta e Balha
- Roteiro dos Ranchos Folclóricos dos Açores
- Páginas de grupos etnográficos
- Archeevo (Ministério da Administração Interna)
- Municípios
A “Lista dos Ranchos Folclóricos” disponível na Meloteca e a informação nesta plataforma resultam de uma pesquisa aturada no Google e da nossa proximidade nas redes sociais. Foram revistos todos os historiais de grupos etnográficos de modo a facilitar a leitura.