Fafe e os seus bombos
Grupos de Bombos de Fafe
Bombos, Zés Pereira, grupos e eventos de percussão tradicional no Concelho
Os grupos bombos, também conhecidos por Zés Pereiras, são agrupamentos de percussão tradicional com presença habitual nas romarias e festas de aldeia, em peditórios para a festa e em despiques de vários grupos, em eventos de de recriação histórica (feiras medievais) e outros.
Fontes: Tocá Rufar, portais municipais, páginas dos grupos
- Bombos Amigos da Borga (Regadas)
- Grupo de Bombos da CERCIFAF
- Grupo de Bombos Os Unidos de Golães (Golães)
- Zés Pereiras Estrelas do Norte (Fareja)
Grupo de Bombos da CERCIFAF
INCLUSÃO PELAS ARTES
No dia 15 de maio de 2014, o Grupo de Bombos da CERCIFAF esteve presente na sessão oficial de abertura das Feiras Francas de Fafe 2014. Em véspera de assinalar o 9º aniversário, o Grupo apresentou-se com um total de 16 elementos assim distribuídos: 5 caixas, 4 bombos, 2 porta-bandeira e 6 “cabeçudos” que pela primeira vez fizeram parte do Grupo.
Desfilando pelo espaço interior do pavilhão Multiusos de Fafe e pela área exterior da Feira, o Grupo despertou a curiosidade e atenção de todos. Nesta atuação contou com a participação de 4 técnicos e de utentes de várias valências da Instituição e até de ex-formandos que não quiseram perder a oportunidade de integrar o Grupo.
A construção dos Gigantones “cabeçudos” resultou de uma parceria efetuada com o Projeto “Fafe Cidade das Artes”, tendo sido esta a primeira apresentação pública dos dois grupos em conjunto. Assim, os atores que fazem parte do Projeto, devidamente caraterizados para o efeito, acompanharam e orientaram os jovens que transportaram os “cabeçudos” (executados com participação de clientes do CAO da CERCIFAF num protocolo estabelecido alguns meses antes).