Fafe e os seus bombos

Bombos Amigos da Borga (Regadas)
Grupos de Bombos de Fafe

Bombos, Zés Pereira, grupos e eventos de percussão tradicional no Concelho

Os grupos bombos, também conhecidos por Zés Pereiras, são agrupamentos de percussão tradicional com presença habitual nas romarias e festas de aldeia, em peditórios para a festa e em despiques de vários grupos, em eventos de de recriação histórica (feiras medievais) e outros.

Fontes: Tocá Rufar, portais municipais, páginas dos grupos

  • Bombos Amigos da Borga (Regadas)
  • Grupo de Bombos da CERCIFAF
  • Grupo de Bombos Os Unidos de Golães (Golães)
  • Zés Pereiras Estrelas do Norte (Fareja)
Grupo de Bombos da CERCIFAF

INCLUSÃO PELAS ARTES

No dia 15 de maio de 2014, o Grupo de Bombos da CERCIFAF esteve presente na sessão oficial de abertura das Feiras Francas de Fafe 2014. Em véspera de assinalar o 9º aniversário, o Grupo apresentou-se com um total de 16 elementos assim distribuídos: 5 caixas, 4 bombos, 2 porta-bandeira e 6 “cabeçudos” que pela primeira vez fizeram parte do Grupo.

Desfilando pelo espaço interior do pavilhão Multiusos de Fafe e pela área exterior da Feira, o Grupo despertou a curiosidade e atenção de todos. Nesta atuação contou com a participação de 4 técnicos e de utentes de várias valências da Instituição e até de ex-formandos que não quiseram perder a oportunidade de integrar o Grupo.

A construção dos Gigantones “cabeçudos” resultou de uma parceria efetuada com o Projeto “Fafe Cidade das Artes”, tendo sido esta a primeira apresentação pública dos dois grupos em conjunto. Assim, os atores que fazem parte do Projeto, devidamente caraterizados para o efeito, acompanharam e orientaram os jovens que transportaram os “cabeçudos” (executados com participação de clientes do CAO da CERCIFAF num protocolo estabelecido alguns meses antes).

Bombos Amigos da Borga (Regadas)

Bombos Amigos da Borga (Regadas)