Faro e os seus festivais
Festivais de Música em Faro
Ciclos, encontros, temporadas, jornadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho
Festival F
O Festival F é uma iniciativa do Município de Faro, do Teatro Municipal de Faro, S.M., da Ambifaro e da produtora Sons em Trânsito.
O Festival F, que se assume como o maior festival de música portuguesa do país e o último grande festival de verão, regressa a Faro em 2023 para a sua oitava edição, nos dias 7, 8 e 9 de setembro.
Eclético, o cartaz musical da edição 2022 do Festival F voltou a reforçar o evento enquanto espaço agregador de público de vários géneros e idades. No que diz respeito à programação paralela, as Tertúlias sobre música e outros temas da atualidade provaram uma vez mais que é possível juntar diversão e reflexão no mesmo evento; a Stand Up Comedy contou sempre com casa cheia; as Exposições ajudaram a ampliar a experiência artística; a Silent Party voltou a ser um sucesso; a estreia do Palco Arraial provou que o baile de música popular tem espaço no recinto; e o espaço Fagar Kids F ajudou a reafirmar o F como um festival que se orgulha de bem receber as famílias, dos avós aos netos.
Em parceria com a Santa Casa, em 2022 o Festival F apresentou-se mais acessível para o público de mobilidade condicionada, com plataformas nos Palcos Ria e Sé, rampa de acesso ao espaço onde decorreram as tertúlias e casas de banho adaptadas.
Faro Clarinet Meeting
Sítio: conservatorioalgarve.com
Promovido pelo Conservatório Regional do Algarve Maria Campina, o “Faro Clarinet Meeting”, pretende contribuir para o desenvolvimento técnico e artístico dos alunos e clarinetistas proporciona o contacto, a aprendizagem e a partilha de experiências com professores de renome. Em 2022, decorre entre 30 de abril e 01 de maio.
Festival de Órgão do Algarve
O Festival de Órgão Algarve, organização da Associação Música XXI, é um festival de órgão que se realiza em órgãos históricos dos concelhos de Faro (Sé e igreja do Carmo), Tavira (igrejas de Santiago e Misericórdia), Portimão (Igreja Matriz) e Loulé (igreja de Boliqueime).
Festival Internacional de Música Barroca de Faro
O Festival Internacional de Música Barroca de Faro (FIMBF) iniciou as suas atividades em 2015 com a designação Ciclo de Música Barroca de Faro sob a direção de Francisco Rosado, pioneiro em Portugal na divulgação dos extraordinários repertórios dos períodos renascentista e Barroco. Desde o seu desaparecimento em 2016, assumiu a direção do festival a flautista e música Filipa Oliveira dando continuidade ao seu valioso trabalho como programadora cultural.
A organização do Festival está a cargo da MAAC – Música Antiga Associação Cultural, uma associação sem fins lucrativos, com um importante papel na difusão da música antiga em Portugal e na formação de jovens músicos em início de carreira, que desejem enveredar por esta área profissional. Além de organizar vários festivais e apresentações de música antiga um pouco por todo o país (Oeiras, Castelo Branco, Almeida), a associação organiza os Cursos Internacionais de Música Antiga – CIMA – em Idanha-a-Nova, uma plataforma de formação de jovens intérpretes, onde artistas de renome internacional se dedicam a partilhar a sua experiência profissional com participantes provenientes de toda a Europa. A parceria que a MAAC tem desenvolvido com o Município de Faro desde 2016 tornou possível a realização do FIMBF nos moldes que atualmente conhecemos. O Festival Internacional de Música Barroca de Faro teve em 2021 a 7ª edição.
Festival Internacional de Música do Algarve
O Festival Internacional de Música do Algarve é um festival de música erudita que em 2019 realizou a 34ª edição, apresentando 14 concertos na região do Algarve (Loulé, Lagos, São Brás de Alportel, Faro, Silves, Tavira, Portimão, Lagoa).
South Music
“South Music” é um festival que nasceu em Faro em 2021 para lançar artistas algarvios para a ribalta. Mais do que um festival, o “South Music”, pretende afirmar-se como o primeiro «evento regional, de promoção e de tentativa de lançamento de projetos musicais», a nível nacional e mesmo internacional. É uma iniciativa da Câmara Municipal de Faro, do Teatro das Figuras e da Faro 2027, que reuniu, durante dois dias, na capital algarvia, o setor profissional da música portuguesa.
«Agentes, produtores, programadores, imprensa especializada, ou seja, todo o setor profissional desta área em Portugal está a ser convidado para marcar presença», adiantou Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, na apresentação do evento.
Incluído no projeto da candidatura de Faro a Capital Europeia da Cultura (Faro 2027), o South Music pretende dar a conhecer «as bandas e os músicos que existem, que estão a trabalhar no Algarve e que precisam de todo o apoio para desenvolverem a sua carreira», realçou Rogério Bacalhau, presidente da Câmara Municipal de Faro.
O autarca farense destacou também que, tal como tem sido destacado em relação à candidatura a Capital Europeia da Cultura, o South Music será «não só para o concelho de Faro, mas para toda a região do Algarve».
Fonte: Sul Informação