Funchal e as suas associações
Associações musicais do Funchal
Neste artigo constam associações promotoras de música e dança que não constam nos artigos de Escolas, Filarmónicas, Coros e Ranchos Folclóricos do Concelho.
Associação Cultural e Solidariedade Social Raquel Lombardi
A Associação Cultural e Solidariedade Social Raquel Lombardi, teve a sua génese em 2015, com o projeto “Unidos”, promovido pela atual presidente Raquel Lombardi. Nessa altura, realizava o tratamento de quimioterapia no combate a um cancro de mama que lhe tinha mudado a vida. Pretendia promover a solidariedade através das artes. Com o intuito de transmitir uma mensagem de esperança a todos os doentes oncológicos, começou a realizar concertos solidários. Em 2016, a Associação foi registada, e, em 2020 foi reconhecida como utilidade pública pela Vice-presidência do Governo Regional da RAM. Em 2021 foi reconhecida a nível nacional como utilidade publica no âmbito da cultura. A associação debruça-se sobre 3 áreas de atuação: Saúde e Inclusão / Educação e Cultura / Solidariedade.
Promove a Madeira como destino artístico e organiza vários eventos de importância relevante no âmbito saúde, cultura e educação, inclusão.
É responsável pela organização do Festival Internacional de Guitarras da Madeira, um evento de alta qualidade artística, que tem recebido críticas muito positivas de artistas estrangeiros e nacionais.
A partir deste evento internacional tem sido divulgado o destino da ilha da Madeira a outros Festivais internacionais nomeadamente Festival Via del Grano (Eboli- Itália), Festival Internacional de Guitarras Rust (Áustria) Art Street Festival (Búlgaria) e MUC Festival (Madrid). Estes eventos dá oportunidade a jovens talentos e promovem a cultura artística da Pérola do Atlântico num contexto primoroso, notável e globalizante.
Participa em projetos europeus mostrando a cultura e tradições madeirenses. Proporciona ocasiões aos jovens em intercâmbios europeus de interesse para a sua formação profissional e pessoal. Organiza ainda, intercâmbios na nossa ilha, dando a conhecer a mais de 100 parceiros estrangeiros o destino ”Madeira”. Neste momento a ACSSRL coordena 4 projetos europeus e é parceira em 3.
Participa num projeto nacional financiado pela Gulbenkian que se debruça sobre a inclusão a partir das artes intitulado «É como É». Este projeto é desenvolvido e coordenado pela ACSSRL a nível regional e aplicado em 8 escolas da RAM.
Patrocina jovens e crianças a conseguir o seu sonho artístico, financiando instrumentos, aulas e participação em festivais internacionais.
Cria concursos literários infantis e publica livros, promovendo a escrita criativa nas camadas mais jovens.
Tem diversas iniciativas no âmbito da saúde, inclusão e realidade virtual.
Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto (AJMMP)
A Associação de Jazz da Madeira – Melro Preto (AJMMP) nasceu a partir de um sonho antigo de pessoas ligadas ao Jazz na Madeira. Tem como objeto social:
Promover e divulgar a música jazz na Ilha da Madeira;
Defender os interesses da comunidade jazzística na Madeira;
Melhorar as infraestruturas associadas à música jazz na Madeira;
Promover projetos e espetáculos relacionados com o jazz;
Promover o jazz madeirense fora da Madeira;
Apoiar e dinamizar a formação de jazz para jovens (masterclasses, workshops, etc);
Auxiliar e proteger as iniciativas dos associados, pessoas singulares ou coletivas que, subordinando-se aos estatutos e regulamentos internos, tendam a desenvolver as finalidades da associação.