Funchal e as suas tunas
Tunas e estudantinas no Funchal
História e atividades no Concelho
- Enfertuna – Tuna de Enfermagem da Madeira
- Estudantina Académica da Madeira
- TUMa – Tuna Universitária da Madeira
- Tuna D’Elas – Tuna Feminina da Universidade da Madeira
Enfertuna – Tuna de Enfermagem da Madeira
Em 2004, surgiu nos meandros da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny (ESESJC), a ideia de uma uma Tuna Mista de Enfermagem. No dia 12 de maio de 2004 – Dia Internacional do Enfermeiro – batizou-se como “Enfertuna” este mui nobre projeto, com o compromisso de o fazer brilhar e vingar perante quaisquer atrocidades vindouras. Enriquecendo com a outrora desejada comunhão de talentos entre outros académicos de Enfermagem, as margens da Enfertuna expandiram-se até a Universidade da Madeira (UMa), definindo-se então como Tuna de Enfermagem da Madeira.
Escola Superior de Enfermagem São José Cluny
Rampa da Quinta de Sant’Ana, 22
Monte
9050-535 Funchal
Tlm. (+00 351) 926084903
Correio eletrónico: enfertuna@hotmail.com
Estudantina Académica da Madeira
A Estudantina Académica da Madeira congrega estudantes e antigos estudantes de todas as instituições de ensino superior locais (Universidade da Madeira, Instituto Superior de Administração e Línguas e Escola Superior de Enfermagem S. José Cluny) bem como antigos tunos que terminaram o seu curso e se encontram a trabalhar e/ou residir nesta Região Autónoma.
Mais madura, a Estudantina Académica da Madeira tenta inverter um pouco a ideia já normalizada e assumida por muitos que a “tuna” é igual a boémia (com todo o sentido depreciativo a que esta palavra possa estar associada). O culminar desta ideia está patente no trabalho que esta associação cultural, composta por músicos totalmente amadores, tem realizado. Neste sentido, a Estudantina da Madeira organiza o FesTA — Festival de Tunas do Atlântico (festival este que se tem afirmado cada vez mais entre os melhores do país). Este festival tem por objetivo divulgar na Região (em regime de concurso) o fenómeno das tunas académicas e a sua evolução musical, e deste modo, promover a partilha de saberes, ideias e experiências, demonstrando que as tunas não são apenas boémia, mas um espaço onde se associa a irreverência à criatividade artística e cénica.
Tlm. (+00 351) 961 820 545
Correio eletrónico: estudantinadamadeira@hotmail.com
TUMa – Tuna Universitária da Madeira
A TUMa – Tuna Universitária da Madeira foi fundada em 1994.
Tlm. (+00 351) 968 937 003
Correio eletrónico: tumamadeira@gmail.com
Tuna D’Elas
A Tuna D’Elas – Tuna Feminina da Universidade da Madeira, surgiu em 1997, fruto da iniciativa de um grupo de amigas da instituição que possuíam o gosto pela música e pela vida boémia. Com muita força de vontade, espírito de sacrifício e após três meses de árduo trabalho, surgiu pela primeira vez em público a 21 de Abril de 1997. A Tuna foi apadrinhada a nível académico pela TUMa – Tuna Universitária da Madeira, e a nível civil pelo Dr. Alberto João Jardim e pela D. Maria Aurora. Lançou dois trabalhos discográficos: “Ser Tunante” (2001(, e “Tons de Azul” (2007). Fez várias deslocações nacionais e algumas internacionais, participando em vários festivais, encontros e eventos de solidariedade. A 24 de outubro de 2021 participa no Festival Internacional de Bandolins da Madeira, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Promove o EncanTunas – Festival de Tunas Femininas da Madeira, nona edição em 2019, no Centro de Congressos da Madeira.
NOTA
Foi encontrada com data de 27 de março de 2004 uma referência à Tun’UMa e ao encontro que reuniu várias tunas, mas não parece haver sinais recentes de atividade da Tuna.
Festivais de Tunas
- FesTA – Festival de Tunas do Atlântico
Em 2015, o XV FesTA – Festival de Tunas do Atlântico, organizado pela Estudantina Académica da Madeira, reuniu tunas nacionais e internacionais, mostrando ao público madeirense o que de melhor se faz neste género de grupos.