Funchal e os seus festivais

Funchal Jazz
Festivais no Funchal

Ciclos, encontros, temporadas, simpósios, seminários, jornadas e festivais de música no Concelho

Funchal Jazz Festival

O Funchal Jazz é um festival internacional de Jazz que conta anualmente com a participação de alguns dos mais consagrados artistas, grupos nacionais e internacionais de Jazz. Realizado nos Jardins do Parque de Santa Catarina, alia o cenário único da paisagem do Funchal a momentos musicais imperdíveis para os fãs deste género musical.

Funchal Jazz

Funchal Jazz

Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode

O Conservatório – Escola Profissional das Artes da Madeira Eng.º Luiz Peter Clode, organiza em 2024 a 17.ª edição Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode/2024 (CNMLPC), no período compreendido entre os dias 10 e 14 de julho de 2024. Contemplando a participação de alunos das Escolas de Música Portuguesas, os candidatos podem inscrever-se, no máximo, em duas categorias, desde que se apresentem com reportório diferente.

O CNMLPC conta com o apoio da Associação Notas e Sinfonias Atlânticas, entidade que gere a Orquestra Clássica da Madeira, na medida em que serão selecionados alguns dos candidatos laureados para se apresentarem a solo com algumas das suas formações artísticas. A organização do Concurso é da responsabilidade de uma equipa constituída pelo Diretor de Serviços de Expressões Artísticas, Virgílio Caldeira e pela Diretora do Curso Profissional de Instrumentista (CPI) Cristina Pliousnina, com a supervisão do Diretor Pedagógico, Rui Rodrigues.

Luiz Peter Clode nasceu na Quinta Gertrudes, freguesia de Santa Luzia do Funchal, no seio de uma família de ascendência britânica, filho de Archibald George Clode e de sua esposa Maria Francelina Crawford do Nascimento. Na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto concluiu em 1930 o curso de engenharia mecânica e electrotécnica. Regressou ao Funchal, empregando-se como engenheiro nos serviços dependentes da Junta Geral do Distrito Autónomo do Funchal, onde ascenderia às funções de engenheiro director dos Serviços Industriais, Eléctricos e de Viação. Era um entusiasta da música, revelando-se um compositor de grande mérito. A paixão pela música, associada aos seus conhecimentos de electrotecnia levou a que fosse um dos principais promotores da fundação do Posto Emissor do Funchal, estação de radiodifusão de que foi director até ao seu falecimento em 1990. Outra área de actividade em que se destacou foi na divulgação da música erudita, sendo um dos fundadores da Sociedade de Concertos da Madeira, que em 1943 deu origem à Academia de Música da Madeira, mais tarde Academia de Música e Belas Artes, e actualmente a Conservatório e Escola Profissional das Artes da Madeira — Eng. Luiz Peter Clode (CEPAM). A instituição iniciou o ensino das belas artes na Madeira, oferecendo cursos de música, pintura e escultura. Foi autor de uma vasta obra de música sacra e profana, na qual se destaca: Fantasia, Conto de amor, Fantasia n.º 2 e Tantum ergo.

Fonte: Wikipédia

Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode

Concurso Nacional de Música Luiz Peter Clode

Festival de Música da Madeira

O Festival de Música da Madeira é um histórico festival de música clássica que tem um historial de excelência. Vai em 2024 na 37ª edição, 9 anos depois da anterior edição, e consta de 10 espetáculos.

Festival de Música da Madeira

Festival de Música da Madeira

Masterclass de Piano

As classes de aperfeiçoamento da Academia internacional de música da Madeira (AimM) são destinadas a estudantes de música, músicos profissionais e/ou docentes, que se podem inscrever nas modalidades de participante efetivo e participante ouvinte. Os objetivos do curso são: Aspirar, inspirar & motivar, e os docentes promoverão discernimento aprofundado da técnica, interpretação e performance pianísticas.

Masterclass de Piano

Masterclass de Piano

Festival Internacional de Guitarras da Madeira

O Festival Internacional de Guitarras da Madeira, 4ª edição em 2022, é um evento repleto de atividades culturais onde a guitarra e instrumentos similares têm grande relevo. Com a participação de grandes nomes da guitarra clássica e instrumentos similares. Na 4ª edição conta com a participação de Enric Madriguera (USA), Giovanni Grano(Itália), Senio Diaz (Itália/Venezuela), Gabriel Guillen (Áustria/Venezuela), Juan Lorenzo, Salvatore Pidone (Itália), Diana Hlazunova (Ucrânia) Tiago Matias (Portugal), Manuel Morais (Portugal), Fernando Martins (Portugal). O festival contou até o momento com 3 edições de grande sucesso e participação de músicos renomados como Eva Shoo (Tanzânia), Piera Dadomo (Itália) Antonio Grande (Itália), Giuseppe Del Plato (Itália). Outros convidados como Angelo Ruggieri (Flauta) e Gianni Bertocchinni (Piano), Biagio Verdolini (voz), Daniele Mammarella, Carolina dello Iacono(Flauta), Sofia Almeida (voz), Stefan Tazi (voz). Outros músicos regionais enriqueceram o evento, nomeadamente Francisca Abreu, Sara Freitas, OBCL ComCordas, Juliana Anjo, Luciano Lombardi e Gil Franco. Os luthiers de renome internacional Andrea Tacchi e Giovanni Tacchi, deram o seu contributo na palestra sobre construção e manutenção de guitarras e cordofones. O Festival internacional de guitarras da Madeira é organizado pela Associação Raquel Lombardi.

Festival Internacional de Guitarras da Madeira

Festival Internacional de Guitarras da Madeira

Festival Internacional de Bandolins da Madeira

Associação de Bandolins da Madeira
Rua Latino Coelho 57, R/C
Funchal
Sítio: www.madeiramandolinfestival.com

O Festival Internacional de Bandolins da Madeira, 7ª edição em 2022, proporciona um encontro único do público com as mais variadas linguagens que o bandolim internacionalmente apresenta. Através da qualidade e quantidade de músicos que passam por este festival, tornou este evento já uma referência como um dos maiores no mundo no género. Partindo da Madeira, que tem uma tradição secular no bandolim, para o mundo, encontram-se orquestras e tunas madeirenses com projetos de artistas de renome mundial numa única celebração ao bandolim.

Associação de Bandolins da Madeira, créditos Ângelo Sousa

Associação de Bandolins da Madeira, créditos Ângelo Sousa

Órgãos Históricos do Funchal

O ciclo de concertos intitulado “Órgãos Históricos do Funchal”, surgiu em 2021 na continuidade do protocolo assinado entre a Associação da Orquestra Clássica da Madeira (AOCM) e a Secretaria Regional de Turismo e Cultura, através da Direção Regional da Cultura, com a realização de três concertos, em diferentes igrejas do Funchal. O órgão é o instrumento central deste ciclo, valorizando alguns dos instrumentos históricos da cidade.

Órgãos Históricos do Funchal

Órgãos Históricos do Funchal

À Descoberta da Música

“À Descoberta da Música” é uma atividade do Conservatório – Escola de Artes da Madeira no Teatro Municipal Baltazar Dias. Criado e pensado para o público infantojuvenil o projeto pretende, nas suas animações e no contacto com as escolas, dar às crianças a oportunidade de terem um primeiro contacto com os instrumentos de orquestra, desde o violino, contrabaixo, trompete, trombone, clarinete, entre outros. A atividade é desenvolvida pelo Professor Paulo Anselmo.

À Descoberta da Música, TMBD, Funchal

À Descoberta da Música, TMBD, Funchal

Seminário Bandas Filarmónicas Região Autónoma da Madeira

Facebook: abfram

Organizado pela Associação de Bandas Filarmónicas da RAM, o evento regista em 20 de novembro de 2021 a 7ª edição, no Arquivo e Biblioteca da Madeira. No programa destaca-se a participação do compositor e investigador João Quinteiro com “Arte e Música Hoje”, o “Curso de Prática de Direção de Banda e Orquestra de Sopros” pelo maestro Luís Afonso e o “Ingresso e descrição do arquivo musical da Banda Recreio Camponês: um projeto piloto”, por Nuno Mota, Paulo Gonçalves e Zélia Dantas.

Seminário Bandas Filarmónicas Região Autónoma da Madeira

Seminário Bandas Filarmónicas Região Autónoma da Madeira

Summer Opening

Sítio: summeropening.pt

Summer Opening é um festival de música urbana e fortes ligações à natureza, no Parque de Santa Catarina, no cenário perfeito, com o oceano Atlântico e o Funchal como pano de fundo.

Summer Opening, Funchal

Summer Opening, Funchal

Dá-lhe Jazz

A Melro Preto – Associação de Jazz da Madeira propõe a realização de concertos didáticos como forma de divulgação da linguagem jazz juntos dos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos. Nestes concertos são abordados temas de vários estilos de música, por exemplo, infantil, k-pop, entre outros, adaptados ao estilo jazzístico.

Festival de Música Antiga do Funchal

Sítio: www.associacaoocm.com
Facebook: www.facebook.com/AOCMadeira
Correio eletrónico: geral.aocm@gmail.com

A AOCM realizou, em coprodução com a Câmara Municipal do Funchal, o 2º Festival de Música Antiga do Funchal, entre os dias 27 de outubro e 1 de novembro. MusAntiqFest21 compreende um conjunto de 4 concertos, apresentando obras musicais que abrangem vários séculos de música, desde o séc. XV até ao séc. XVIII. A abertura do Festival, a 27 de outubro, no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, às 21.00, estará à responsabilidade do Funchal Baroque Ensemble com O Concerto Barroco. No dia 29 de outubro, às 19 horas, novamente no Salão Nobre do Teatro Municipal Baltazar Dias, ocorrerá a reposição do concerto de abertura, do dia 27, proposto pelo Funchal Baroque Ensemble.

O Museu de História Natural do Funchal, situado na Rua da Mouraria, 31, é o palco do concerto do agrupamento De Palácio que se exibirá no Sábado, dia 30 de outubro, pelas 19h00, propondo uma viagem poético-musical com o título de A música nas cortes da Europa renascentista. O Festival encerra a 1 de novembro, às 18.00h, no Museu Henrique e Francisco Franco, com um concerto que conta com a participação da violinista espanhola Mariña Garcia-Bouso (Violino Barroco) e o cravista italiano Giancarlo Mongelli.

A direção artística do Festival está a cargo do cravista Giancarlo Mongelli.

Festival de Música Antiga do Funchal

Festival de Música Antiga do Funchal

Festival de Órgão da Madeira

O Festival de Órgão da Madeira é um evento dedicado ao órgão de tubos, aproveitando os órgãos restaurados e construídos nas últimas décadas, sobretudo no Funchal. Teve em 2019 a 10ª edição, subordinada ao título Seis Séculos de Música para Órgão.

Tel. (+00 351) 291 211 830
Sítio: www.festivaldeorgaodamadeira.com

Encontro Regional de Tunas e Orquestras de Bandolins da Madeira

O Encontro Regional de Tunas e Orquestras de bandolins, 36ª edição em 2021, é um evento que nos últimos anos aparece inserido no Festival Internacional de Bandolins da Madeira.

Festival Cultural Sénior

O Festival Cultural Sénior, 7ª edição em 2021, é um evento realizado pela Câmara Municipal do Funchal na sala de espetáculos do Teatro Municipal Baltazar Dias. Em 2021, foi composto por dois espetáculos, onde foram integrados diversos utentes dos espaços seniores do Município do Funchal, como o Ginásio da Barreirinha, o Ginásio de São Martinho, o Ginásio de Santo António, o Centro Comunitário do Funchal e a Universidade Sénior do Funchal. O evento, que faz parte da agenda anual das atividades dos espaços seniores, tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelos utentes dos diversos espaços supramencionados, ao longo de todo o ano, nas diversas áreas artístico-culturais, como o teatro, o canto e a dança.

Funchal Summer Jazz

Sítio: funchalsummerjazz.pt

O Funchal é uma cidade conhecida pela sua forte dinâmica cultural. Após um ano de 2020 que impediu as pessoas da normal fruição de concertos ao vivo, a situação pandémica tende a melhorar na Região Autónoma da Madeira em 2001. Surgiu assim a possibilidade da organização de um ciclo de concertos de jazz, a acontecer em dois espaços marcantes da cidade do Funchal: Parque Santa Catarina e Cais do Carvão.

Madeira PianoFest

A Associação Amigos do Conservatório de Música da Madeira promove um festival musical ímpar, o Madeira Piano Fest, VII edição em 2021, evento agendado de 3 a 11 de novembro. O evento conta com a participação de alguns pianistas de diferentes nacionalidades, em várias combinações de recitais de piano. De obras charmosas e humorísticas a obras de grande profundidade emocional e impacto artístico, de virtuosismo e brilho a efeitos sonoros quase orquestrais, o Madeira Piano Fest tem por objetivo demonstrar a maneira como a capacidade quase ilimitada do instrumento despertou a fantasia criativa de compositores das mais variadas épocas, resultando na criação de um vasto repertório Os pianos utilizados são Steinway e Bechstein, a serem ouvidos no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Meo Sons do Mar

Meo Sons do Mar é um festival realizado no Funchal numa organização da Pev Entertainment, empresa de organização e promoção de eventos direcionada para todas as áreas do entretenimento e lazer. Atendendo não só ao que de melhor se faz pelo mundo, mas também a nível nacional, tenta fazer chegar a música a todas as faixas etárias, independentemente do estilo mais apreciado.