Gondomar e os seus coros
Coros de Gondomar
Agrupamentos vocais no Concelho
Marialis Grupo Coral
Fundado por pais de alunos do Externato de Santa Margarida, em Gondomar, o Marialis Grupo Coral iniciou a atividade vocal em 2005, sob a orientação do Maestro Professor Miguel Teixeira.
Na sua criação foi determinante o empenho de um grupo de entusiastas do canto que, solicitados pelas Irmãs Franciscanas Missionárias de Nossa Senhora, animavam a liturgia em dias mais festivos e participavam noutras atividades do colégio.
O grupo adota preferencialmente o estilo “a cappella” e tenta, desta forma, divulgar o canto em português, as tradições e os costumes do nosso país. Nos últimos anos tem apresentado também alguns temas internacionais, em inglês.
Apresentou-se publicamente, pela primeira vez, em 2005, na Festa de Natal do Externato de Santa Margarida e desde essa data tem participado em vários momentos festivos de entre os quais se destacam:
- Concerto de Natal, na Biblioteca Municipal de Gondomar;
- “Gondomar a Cantar em Português”, na Sala de Teatro Gil Vicente;
- “Corais na Festa” – II Encontro Internacional de Coros, integrado nas Festas do Concelho de Gondomar;
- “32 Encontro de Janeiras” organizado pelo corpo Nacional de Escutas — Agrupamento 96;
- edições do “Cantar Portugal”, do qual é fundador e promove anualmente em parceria com outros Grupos de Gondomar, cujo Movimento congrega cerca de 150 coralistas e 5 maestros e numa dezena de espetáculos realizados na cidade do Porto, na cidade da Maia e em Gondomar;
- edições dos Corais D’Ouro cuja organização pertence ao Grupo Coral da Igreja Senhor dos Aflitos;
- certames da Feira Etnográfica de Valbom;
- espetáculos de cariz social e cultural e de intercâmbio com várias instituições e associações no distrito do Porto.
Em 2014 em parceria com o Madrigal, fundou mais um movimento que congrega os dois corais denominado “MChorus”.
O seu repertório variado inclui algumas dezenas de temas que vão desde a música popular, passando pela música litúrgica, até à música ligeira.
Atualmente o cargo de maestro do Marialis Grupo Coral é da responsabilidade do Adriano Sabença, profissional da música, com Curso de Prática Orquestral pela Escola Profissional de Música de Espinho e Licenciatura em Flauta Transversal pela Universidade de Aveiro.