Gondomar e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos de Gondomar [5]
De acordo com as informações de que dispomos, os órgãos de tubos existentes no concelho são os seguintes:
Capela de Compostela, Foz do Sousa
A Capela de Compostela é um edifício de arquitetura religiosa destinada ao culto católico numa das comunidades da paróquia de Foz do Sousa, concelho de Gondomar.
Possui um órgão positivo de um teclado manual e pedaleira, construído na Alemanha por Emil Hammer Orgelbau, em 1979, instalação e revisão de JMS Organaria, em 2019, inaugurado a 10 de outubro de 2020.
Montra
consola
Igreja Matriz da Foz do Sousa
A Igreja Paroquial de São João da Foz do Sousa possui um órgão de um teclado manual e 12 meios registos [ I ; (6+6) ], construído por José Joaquim Fonseca, em 1863, restaurado pela Oficina e Escola de Organaria, de Pedro Guimarães e Beate von Rohden, sediada em Esmoriz, trabalho executado em 1993, opus 7.
Igreja Matriz de Jovim
A Igreja Paroquial de Santa Cruz de Jovim possui órgão histórico.
Igreja Matriz de Rio Tinto
A Igreja Paroquial de São Cristóvão de Rio Tinto possui um órgão da autoria de António José dos Santos Júnior, filho do também organeiro António José dos Santos, construído em 1884, restaurado pela JMS Organaria.
Órgão e coro alto
Montra
consola
coro alto e consola
Igreja Matriz de São Pedro da Cova
A Igreja Paroquial de São Pedro da Cova possui órgão moderno com três teclados manuais e pedaleira.
Montra
consola
FOI NOTÍCIA
A Paróquia de São Pedro da Cova apresentou no dia 29 de abril de 2018 o novo órgão de tubos.
Segundo informação do portal da Junta das Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, a apresentação constou de um concerto, pelas vozes de Alexandra Lopes e Inês Silva, no violino, Mariana Lopes e no órgão de tubos, Rui Silva e Francisco Gomes. A escolha do repertório, como Laudate Dominum, de Mozart, Ave Maria de Caccini, Magnificat du Premier Ton de Clérambault, Fuga em Sol Maior BWV 576, de Johann Sebastian Bach, entre outras peças tocadas, fizeram as delícias de todos os presentes, que encheram a bonita Igreja de São Pedro da Cova.