Guimarães e os seus coros
Coros de Guimarães
Agrupamentos vocais e atividades corais no Concelho
- BJazz Choir
- Coro da Academia de Música Valentim Moreira de Sá
- Coro En’Canto
- Coro Vilancico
- Ensemble Cant’Arte
- Grupo Coral de Azurém
- Grupo Coral de Pevidém
- Grupo Coral de Ponte
- Jovens Cantores de Guimarães
- Orfeão de Guimarães
BJazz Choir
Tlm. (+00 351) 936 647 863
Correio eletrónico: bjazzchoir.ac@gmail.com
Coro En’Canto
O Coro En’Canto é o coro adulto da Sociedade Musical de Guimarães.
Largo Condessa Juncal
4800 – 159 Guimarães
Coro Vilancico
Criado em 2004, no seio da Sociedade Musical de Guimarães – Conservatório de Guimarães, o Coro Vilancico é uma formação à capella que se dedica ao estudo e interpretação de música vocal dos períodos da Idade Média e do Renascimento. Tem realizado, em média, dezena de concertos por ano em diversas localidades do Norte do País e da Galiza. Colaborou em projetos como “Guimarães, Capital Europeia da Cultura”, “ Festival de Música Religiosa de Guimarães”, “Encontros de Música Coral” e “Guimarães Allegro”. É dirigido, desde a sua fundação, por Domingos Salvador.
Grupo Coral de Azurém
Sítio: grupocoralazurem.com
Tlm. (+00 351) 966 819 400
Correio eletrónico: grupocoralazurem@gmail.com
Grupo Coral de Pevidém
Rua do Bairro, 2
4835 -302 Selho (São Jorge)
Tlm. (+00 351) 914455395
Correio eletrónico: albertopereira@live.com.pt
Grupo Coral de Ponte
Travessa da Ponte, 156
4805-303 Ponte
Tlm. (+00 351) 968 817 878
Blogue: grupocoraldeponte.blogspot.com
grupocoraldeponte@gmail.com
O Grupo Coral de Ponte (GCP) nasceu em 1977, com o objetivo inicial de solenizar as Eucaristias dominicais da Vila de Ponte. Em 1989, alargou o seu reportório e começou também a dedicar-se a música clássica polifónica, religiosa e profana, e começou a participar em encontros corais.Além dos concertos anuais de Natal e Páscoa na Vila de Ponte, o protocolo com a Câmara Municipal dá-lhe a oportunidade de atuar em diversos concertos organizados por esta instituição. Mais tarde começou um programa de intercâmbio internacional com três coros de Espanha. Organizou e deu início ao Encontro de Coros da Zona Pastoral das Taipas. O Grupo Coral de Ponte começou a sua discografia com uma participação no disco “Hinos”, convidado pela Câmara Municipal de Guimarães. Em 2008, outro disco foi lançado “CD-CORDAS & VOZES”, com o Grupo Coral de Azurém e a Orquestra da Câmara Collegia Ensemble. Nunca colocando de lado a sua função como grupo coral religioso, cantou nos Santuário do Sameiro, São Bento da Porta Aberta e Fátima, entre outros.
Jovens Cantores de Guimarães
Iniciado em 2011 pela Sociedade Musical de Guimarães e dirigido por Janete Costa Ruiz, o grupo Jovens Cantores de Guimarães são um projeto de educação artística com extensão à comunidade que proporciona a jovens entre os 8 e os 18 anos a vivência da música coral como veículo de aprendizagem musical e de expressão e crescimento individual. Promove a criatividade, a excelência artística, a liderança e a camaradagem, contribuindo para o enriquecimento humano de cada coralista, da comunidade e do património musical.
Correio eletrónico: jovenscantoresguimaraes@gmail.com
Orfeão de Guimarães
R. Francisco Agra, 74
4800-157 União das freguesias de Oliveira, São Paio e São Sebastião
Tlm. (+00 351) 966 151 410
Correio eletrónico: orfeaoguimaraes@sapo.pt
O Orfeão de Guimarães nasceu em 1917. Em 8 de junho desse mesmo ano deu o seu primeiro concerto em Guimarães. Era seu Presidente o Padre Gaspar Roriz. Ao longo da sua história teve interrupções da atividade.
O último “renascimento” aconteceu em 1980 graças à iniciativa da Sociedade Musical de Guimarães. A direção artística foi então entregue ao maestro Fernando José Teixeira que lhe incutiu vida nova. Apresentou-se, assim, à cidade e ao concelho de Guimarães disposto a divulgar a música e, através dela, elevar o nível cultural do povo.
Depressa, porém, a sua ação se estendeu a outros pontos do país, sendo de recordar duas atuações na Radiotelevisão Portuguesa e dois memoráveis concertos: um em Leiria, aquando das comemorações do 6º Centenário da Batalha de Aljubarrota, e outro em Grenoble (França) por convite da comunidade de emigrantes portugueses aí radicados.
Em 2004 interrompeu a sua atividade e retomou-a em 2006, sob a orientação do diretor artístico José Carlos Azevedo, natural de Guimarães. Logo surgiram vários concertos na cidade e concelho de Guimarães. Participou, conjuntamente com mais cinco coros de Guimarães e com a Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá, também desta cidade, em concertos e na gravação de um CD com os hinos de Guimarães, Nacional e da Europa.
Atualmente integra o Grupo “Musicalis Communio” formado por três coros, todos eles dirigidos por José Carlos Azevedo: Orfeão de Guimarães, Coro Polifónico ASSANES da Vila de Prado – Vila Verde e Coro Litúrgico da Vila de Joane – Vila Nova de Famalicão. Integrado neste Grupo participou em diversos concertos, nomeadamente em Guimarães, Vila de Joane e Vila de Prado, juntamente com a Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá. Participou numa homenagem ao Compositor Padre Joaquim dos Santos, na passagem do primeiro aniversário do seu falecimento.
No âmbito do protocolo assinado com a Câmara Municipal de Guimarães, tem dado vários concertos, só ou com outros grupos corais, na cidade e no concelho. Para além do referido protocolo, tem participado nas comemorações de datas importantes da História de Portugal. Desde há vários anos, no mês de maio, tem vindo a organizar/realizar Concertos Marianos em diversas igrejas da cidade de Guimarães.
Existe no seio do Orfeão de Guimarães um Coro de Câmara denominado Ensemble Cant’Arte, que se apresenta com o Orfeão e muitas vezes a solo.
A 17 de janeiro de 2017 deu início às comemorações do seu centenário com um vasto programa de atividades realizadas ao longo do ano, nomeadamente: três grandes concertos, duas exposições, várias conferências.