Lamego e os seus festivais
Festivais em Lamego
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música e dança no Concelho
Ponto de Guitarra – Festival de Guitarra em Trás-os-Montes e Alto Douro
O Ponto de Guitarra – Festival de Guitarra em Trás-os-Montes e Alto Douro (8 edições já realizadas) tem como director artístico Paulo Vaz de Carvalho. A 23 de novembro, o duo João Pereira Coutinho e Paulo Amorim apresentou obras de Carlos Seixas (1704-1742), António Victorino D’Almeida (1940-), Fernando Lapa (1950-), Paulo Amorim (1963-). A 28 de dezembro de 2023, Aires Pinheiro apresentou, no Teatro de Vila Real, CD “Homenagem a José Duarte Costa”, integrado na programação do Ponto de Guitarra VIII – Festival de Guitarra em Trás-Os-Montes e Alto Douro. Júlio Guerreiro apresentou no mesmo dia 25 Bagatelas de Sérgio Azevedo, Vidlunnya de Nuno Peixoto de Pinho e Figuração VII de Filipe Pires. Pelo festival passou ainda o argentino Roberto Aussel. Tiago Matias encerra o festival no dia 14 de janeiro, às 17:30, no Teatro Ribeiro Conceição, em Lamego, com obras de Tavares Lamecense. O festival incluiu também uma conferência sobre e uma classe de aperfeiçoamento sobre a Sonata 47 de Alberto Ginastera, e uma conferência de João Pedro Duarte sobre “Tavares Lamecense e a música para guitarra de setecentos”.
Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra
O Encontro Nacional de Bandolim e Guitarra “ENBG” teve a II edição em 2023 na cidade de Lamego. É uma organização conjunta da Associação de Bandolins da Madeira, Associação Cultural de Plectro e Associação Quinto Império (anfitriões) e conta com o apoio dos professores de várias escolas e conservatórios. O ENBG pretende ser um espaço de partilha e troca de experiências para todos os que se interessam pelos instrumentos de cordas dedilhadas e irá ser constituído pelas seguintes atividades:
- Estágio da Orquestra Jovem de Plectro Portuguesa
- Concertos
- Conferências
- Classes de aperfeiçoamento
ZigurFest – Festival de Música de Lamego
Sítio: www.zigurfest.zigurartists.com
O Festival Internacional de Música Moderna é um evento inovador na região que dá palco a novas bandas, a novos projetos e novas abordagens da “Música Moderna Portuguesa”. Nasceu a partir de um convite que a coordenação do Teatro Ribeiro Conceição fez a um grupo de jovens lamecenses de grande qualidade artística. Desta forma cumpria-se o objetivo de criar algo de novo envolvendo a comunidade na programação cultural do TRC.