Lisboa e os seus órgãos de tubos
Órgãos de tubos do concelho de Lisboa
Lisboa é uma cidade com uma história antiga e uma cultura riquíssima a nível global e isso reflete-se no património organístico, sendo uma das três cidades portuguesas com mais extenso portefólio de instrumentos históricos e modernos. Para a formação de organistas, é de realçar o contributo de instituições académicas como a Escola Superior de Música de Lisboa (com professores notáveis como Antoine Sibertin-Blanc e João Vaz), a Escola de Música do Conservatório Nacional, o Instituto Gregoriano de Lisboa que beneficia a capital e o país. Também a Fundação Calouste Gulbenkian deixou a sua marca, apoiando financeiramente o restauro de órgãos de tubos e dando bolsas a organeiros (Manuel da Costa) e organistas (João Vaz).
De acordo com as informações de que dispomos, os órgãos de tubos existentes no concelho são os seguintes:
Academia de Música de Santa Cecília
A Academia de Música de Santa Cecília possui um órgão construído em 2003 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Basílica da Estrela
A Basílica da Estrela (Sagrado Coração de Jesus) possui um órgão da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 32, construído em 1791. Foi restaurado em 1998 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Órgão positivo
Basílica dos Mártires
No coro alto sobre a entrada, a Basílica de Nossa Senhora dos dos Mártires apresenta um órgão construído pelo grande organeiro natural de Anadia António Xavier Machado e Cerveira, opus 3, construído em 1785, restaurado em 1994 por António Simões, sendo os trabalhos custeados pela Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura.
Montra do órgão
A Basílica dos Mártires possui um órgão histórico no transepto.
Montra do órgão
Capela das Escravas do Sagrado Coração de Jesus
Montra do órgão
Capela da Senhora da Saúde
A Capela de Nossa Senhora da Saúde, ou Igreja de Nossa Senhora da Saúde, possui um órgão histórico da autoria de de Carlu Mancini, construído em 1787, restaurado por António Simões em 1994.
positivo de armário
Capela da Senhora dos Milagres
Montra do órgão
A Capela de Nossa Senhora dos Milagres possui um órgão de tubos.
Capela do Palácio da Bemposta
A Capela do Palácio da Bemposta, tutelada pela Academia Militar, possui órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 37, construído em 1792, restaurado em 1995 por António Simões.
Montra do órgão
Escola de Música do Conservatório Nacional
Em 2107, Domingos Peixoto, organista e musicólogo publicou o livro Apontamento sobre o Órgão do Conservatório Nacional. Da criação à Experiência Pedagógica. Aveiro 2017.
O Salão Nobre da Escola de Música do Conservatório Nacional possui um órgão Walcker construído em 1933, reparado por António Simões em 1985, restaurado por Dinarte Machado em 1999.
Órgão Walcker
Na sala do coro, a EMCN possui um órgão positivo de estudo.
positivo moderno
> museu
Escola Superior de Música de Lisboa
Na Sala de Música Antiga, a Escola Superior de Música de Lisboa possui um órgão positivo moderno construído por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria em 2015. No dia 26 de março de 2015, foi inaugurado o novo órgão construído por Dinarte Machado e por ele oferecido à escola. O instrumento foi tocado pelo organista espanhol José Luis González Uriol. Na mesma ocasião, o Instituto Politécnico de Lisboa atribuiu a Dinarte Machado o Título de Especialista Honoris Causa.
Para a ESML, Dinarte Machado já tinha construído em 1995 um órgão positivo.
positivo moderno
Fundação Calouste Gulbenkian
No Grande Auditório, a Fundação Calouste Gulbenkian dispõe de um grande auditório da autoria de D.A. Flentrop, 1969, de dois manuais e pedaleira, com acoplamentos, reparado por António Simões, em 1984 e 2014.
A Gulbenkian dispõe ainda de um pequeno órgão, também da autoria de D. A. Flentrop, construído em 1967, portativo de um teclado manual.
Igreja Anglicana
[ Anglican church for Lisbon ] [ Saint George Church ]
Igreja da Graça
A Igreja da Graça, de Santo André e Santa Marinha, possui três órgãos histórios.
Em tribuna própria, do lado da Epístola.
Montra do órgão
Em tribuna própria do lado do Evangelho.
Montra do órgão
O coro alto da Igreja da Graça alberga um órgão da autoria de Augusto Joaquim Claro, construído em 1905 (?).
Igreja da Madalena
A Igreja da Madalena, na freguesia de Santa Maria Maior, possui um órgão histórico de autor desconhecido, do século XVIII, restaurado em 1994, por António Simões.
Igreja das Chagas
A Igreja das Chagas de Cristo possui um órgão histórico da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, opus 36, construído em 1792.
Montra do órgão positivo de armário
Igreja da Ajuda
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Ajuda, Boa Hora, possui um órgão histórico de tipo ibérico da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, opus s/n.º, s/d., restaurado por António Simões em 1988.
Montra do órgão
Igreja da Conceição
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, também conhecida por Igreja do Rato possui um órgão Egbert Pfaff, construído no séc. XX.
Igreja da Conceição (Velha)
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Velha) possui um órgão histórico de autor desconhecido, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Montra do órgão
Igreja da Pena
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Pena possui um órgão Fermentelli, do século XX, reparado por António Simões em 1994, sendo os trabalhos custeados pela Lisboa 94 – Capital Europeia da Cultura.
Igreja da Vitória
A Igreja de Nossa Senhora da Vitória possui um órgão histórico da autoria do organeiro António Xavier Machado e Cerveira, opus 96, construído em 1822.
Igreja das Dores
A Igreja de Nossa Senhora das Dores possui um órgão de tubos.
Igreja das Mercês
A Igreja de Nossa Senhora das Mercês possui um órgão de tubos.
Montra do órgão
Igreja do Carmo
A Igreja de Nossa Senhora do Carmo possui um órgão de tubos.
Igreja do Loreto
A Igreja de Nossa Senhora do Loreto, também conhecida por Igreja dos Italianos, possui dois órgãos de tubos, um histórico, outro construído por Dinarte Machado em 2023 (opus XVI), com policromia da caixa por Bruno Assis.
Igreja de Nossa Senhora do Rosário
A Igreja do Convento de São Domingos de Benfica possui um órgão de
Montra do órgão
Igreja de Fátima
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Fátima possui um órgão Tamburini [ III+P; 48] de três manuais e pedaleira, com acoplamentos e anuladores, construído em 1938. Foi restaurado por António Simões em 1986 e reparado pela Oficina e Escola de Organaria em 2011, opus 60.
Igreja do Socorro
A Igreja de Nossa Senhora do Socorro possui um órgão de tubos.
Igreja dos Prazeres
A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres possui um órgão Rufatti, construído no século XX, reparado por António Simões em 1992, 1997 e 2000.
Igreja de São Lourenço
A Igreja de São Lourenço, no Largo da Rosa, freguesia de Santa Maria Maior, anteriormente na freguesia do Socorro, possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 72, construído em 1806.
caixa do órgão
Igreja de Santa Catarina
A Igreja de Santa Catarina do Monte Sinai, também conhecida por Igreja dos Paulistas, possui um órgão de tubos.
Montra
Igreja de Santa Justa e Rufina
A Igreja de Santa Justa e Rufina possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 95, construído em 1822.
Igreja de Santo António
A Igreja de Santo António à Sé dispõe de um órgão histórico inglês, construído no século XIX, reparado por António Simões em 1984.
Igreja de São Domingos
No altar-mor, lado do Evangelho, a Igreja de São Domingos (Benfica) apresenta um órgão Gebrüder Späth 1908, de dois manuais e pedaleira, com acoplamentos.
Igreja do Amparo
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica possui um órgão Augusto Joaquim Claro. Foi restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria em 2014.
Montra do órgão
Igreja de São Francisco de Assis
A Igreja de São Francisco de Assis possui um órgão positivo moderno construído em 2008 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Montra do órgão
Igreja de São Francisco de Paula
Órgão em mau estado
Igreja de São José
A Igreja de São José possui um órgão atribuído a Filipe da Cunha, construído em 1761, n.º 18, restaurado por António Simões em 1991.
Igreja de São Luís dos Franceses
A Igreja de São Luís dos Franceses, também designada dos Francesinhos, possui um órgão da autoria de Aristide Cavaillé-Coll, reparado em 1984 por António Simões.
Igreja de São Mamede
A Igreja de São Mamede dispõe de um órgão da autoria de Aristide Cavaillé-Coll, construído no século XIX, e restaurado por António Simões em 2019.
Igreja de São Nicolau
A Igreja de São Nicolau e São Julião possui no coro alto um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira restaurado em 2009 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Montra do órgão e coro alto
Igreja de São Paulo
A Igreja de São Paulo possui órgão de tubos.
Igreja de São Roque
No coro alto por cima da entrada, a Igreja de São Roque, tutelada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, apresenta um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 2, construído em 1784, reparado por António Simões em 1983. Foi restaurado novamente em 2007 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria.
Órgão no coro alto
Igreja de São Sebastião da Pedreira
A Igreja de São Sebastião da Pedreira possui um órgão de tubos construído em 2015 por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria. É organista Célia Sousa Tavares.
Montra
Igreja de São Vicente de Fora
A Igreja do antigo mosteiro de São vicente de Fora possui um órgão de tubos histórico de tipo ibérico.
Montra
Igreja de São Vicente de Paulo
A Igreja de São Vicente de Paulo possui um órgão de tubos moderno.
Órgão moderno
Igreja do corpo Santo
(de dominicanos)
Igreja do Colégio de São João de Brito
Montra do órgão
É professora de Órgão no Colégio São João de Brito a organista Célia Sousa Tavares.
Igreja Paroquial do Espírito Santo
Igreja do Sagrado Coração de Jesus
Órgão e coro alto
No coro alto, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus apresenta um órgão de construtor inglês, do século XX, reparado em 1988 por António Simões.
Igreja do Santíssimo Sacramento
A Igreja do Santíssimo Sacramento possui um órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 83, construído em 1817, restaurado por António Simões em 2017.
Igreja dos Inglesinhos
[ do antigo convento ] (desativada)
Montra do órgão
Igreja dos Jerónimos
[ do antigo Mosteiro ]
> órgão moderno
Montra do órgão
Igreja dos Santos Veríssimo, Máxima e Júlia
Igreja de Santos-o-Velho
órgão histórico da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus s. nº, s.d.
Montra
Igreja Evangélica Alemã
[ Deutsche Evangelische Kirchengemeinde ]
Montra do órgão
A Igreja Evangélica Alemã dispõe de um órgão de dois teclados manuais e pedaleira, com acoplamentos [ II+P;21 ] construído por Willi Peter em 1966; manutenção da Oficina e Escola de Organaria em 1997, opus 21; restauro 2005 por Willi Peter, 2005.
Igreja Nova Apostólica
A Igreja Nova Apostólica possui um órgão alemão do século XX, reparado em 1997 por António Simões.
Igreja da Ameixoeira
A Igreja Paroquial da Ameixoeira, Nossa Senhora da Encarnação, possui um órgão de tubos histórico de tipo ibérico.
Montra do órgão
No coro coro alto existe um órgão de Dinarte Machado Atelier Português de Organaria, 2003, de dois teclados manuais e pedaleira, com acoplamentos.
Órgão moderno
Igreja da Encarnação
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Encarnação dispõe de um órgão da autoria de António Xavier Machado e Cerveira, opus 98, construído em 1826.
Igreja do Amparo
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora do Amparo de Benfica dispõe de um órgão da autoria de Augusto Joaquim Claro, construído em 1900, reparado por António Simões em 1983.
Igreja dos Prazeres
A Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres, de Nossa Senhora Auxiliadora, possui um órgão de tubos moderno.
Pormenor da montra do órgão
Igreja de Santiago
A Igreja Paroquial de Santiago de Alfama (São Tiago e São Martinho) possui um órgão António Xavier Machado e Cerveira, opus s/n.º, s/d.
Igreja de São Tomás de Aquino
A Igreja Paroquial de São Tomás de Aquino possui um órgão de tubos moderno.
Órgão moderno na nave
Instituto Gregoriano de Lisboa
O Instituto Gregoriano de Lisboa possui um órgão Fermentelli reparado por António Simões em 1986, restaurado por Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, em 2003.
O IGL dispõe de um órgão da autoria de Dinarte Machado – Atelier Português de Organaria, construído em 2004, de dois teclados manuais e pedaleira, com acoplamentos.
Montra do órgão positivo
Museu Nacional da Música
O Museu Nacional da Música dispõe de um órgão histórico.
Panteão Nacional
O Panteão Nacional, antiga Igreja de Santa Engrácia, possui um órgão de tubos histórico de tipo ibérico.
Montra do órgão
Sé Patriarcal
> lado do Evangelho
No altar-mor, do lado da Epístola, a Sé Patriarcal (Igreja de Santa Maria Maior) possui um órgão Flentrop 1964, de quatro manuais e pedaleira, com acoplamentos, reparado por António Simões com o patrocínio da Fundação Calouste Gulbenkian.
Órgão Flentrop
consola
No coro alto, a Sé dispõe de um órgão positivo Flentrop construído em 1964, de um manual e pedaleira acoplada
Particulares
Nuno Oliveira
positivo moderno de Nuno Oliveira
Pe. Pedro Gonçalves
Para o Pe.Pedro Gonçalves, António construiu um órgão em 1984.
Desaparecidos
Igreja do Mosteiro dos Jerónimos
A Igreja do Mosteiro dos Jerónimos já teve um órgão António Xavier Machado e Cerveira, s. nº, 1789, desaparecido.
Igreja Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos
A Igreja dos Anjos já possuiu um órgão António Xavier Machado e Cerveira, opus s. nº, s. d., desaparecido.
Escolas que lecionam órgão
- Escola Superior de Música de Lisboa
- Escola de Música do Conservatório Nacional
- Instituto de Música Vitorino Matono
- Instituto Gregoriano de Lisboa