Mafra e os seus coros
Coros de Mafra
Grupos e atividade coral no Concelho
- Grupo Coral de Mafra
- Coro Mater Fidei
- Coro de Câmara Outros Cantos (cultur’canto – associação cultural)
- SOLinSI (cultur’canto – associação cultural)
- Semínimos – Coro Infantil (cultur’canto – associação cultural)
- Coro de Câmara de Mafra (Conservatório de Música de Mafra)
- Coros Infantil, Básico e de Câmara do Conservatório de Música de Mafra
Coro de Câmara Outros Cantos
O Coro de Câmara Outros Cantos teve a sua origem em setembro de 2009, pela concretização de um objetivo comum partilhado: o de interpretar e divulgar música coral polifónica nas suas variadas vertentes e contextos. Dirigido atualmente por João Barros, o Outros Cantos é um coro misto, constituído por vinte coralistas organizados em quatro naipes vocais distintos. Interpretando a cappella ou em colaboração com instrumentistas, o coro apresenta um vasto repertório que integra diversos estilos musicais de períodos históricos distintos, desde o Renascimento à música coral contemporânea.
CCOC
Coro Mater Fidei
CMF
Grupo Coral de Mafra
Fundado em 1982, o Grupo Coral de Mafra, coro misto a quatro vozes, aparece ligado a grandes manifestações de carácter cultural. Embora coro amador, a sua atividade tem sido intensa, realizando concertos nacionais e internacionais. Conta no seu curriculum com a organização de seis festivais internacionais com a presença de grupos corais de vários países, nomeadamente Espanha, Angola, Timor, Estados Unidos ou Alemanha. Participou nas Comemorações dos 500 anos da Vila das Lajes do Pico, Açores.
Internacionalmente, apresentou-se em locais como Galiza (Betanzos) e Almendralejo, em Espanha, ou Bolzano em Itália, no Festival Internacional de Grupos Corais “Alta Pusteria”. Recebeu do Rotary Clube de Mafra o “Diploma de Reconhecimento por Bons Serviços Prestados à Comunidade. Em 2010, participou no Concerto de Solidariedade promovido por esta instituição, em Mafra, a favor das vítimas dos temporais da Madeira. A direção artística do GCM está, desde setembro de 2015 a cargo do Maestro Marco Lourenço.
GCM