Mafra e os seus festivais

Instrumentos Musicais Chineses
Festivais em Mafra

Ciclos, festivais, temporadas, congressos, encontros, concursos e exposições de música e dança no Concelho

InNatalis

InNatalis é o Ciclo de Concertos de Natal no Concelho de Mafra, organização do Município de Mafra, Cultur’Canto e Vigararia de Mafra.

InNatalis - Ciclo de Concertos de Natal no Concelho de Mafra

InNatalis – Ciclo de Concertos de Natal no Concelho de Mafra

Exposição “Instrumentos Musicais Chineses”

A Galeria Municipal instalada no Torreão Sul do Palácio Nacional de Mafra disponibiliza a exposição “Instrumentos Musicais Chineses”, patente ao público de finais de julho a 30 de abril de 2023.

A mostra integra um extenso acervo museológico, com peças originais utilizadas pela Orquestra Chinesa de Macau nas suas diversas atuações na Europa ao longo das décadas de 80 e 90 do século XX. Entre os instrumentos expostos incluem-se: aerofones, cordofones friccionados, dedilhados e percutidos, bem como instrumentos de percussão em metal, em madeira e em pele. A exposição resulta de uma parceria entre o Município de Mafra, o Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM) e a Fundação Jorge Álvares.

Instrumentos Musicais Chineses

Exposição “Instrumentos Musicais Chineses”

Ciclo Concertos a Seis Órgãos

O Ciclo Concertos a Seis Órgãos (X edição em 2022) é um ciclo que envolve os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, no primeiro domingo de cada mês às 16:00.

Ciclo Concertos a seis órgãos, Mafra

Ciclo Concertos a seis órgãos, Mafra

Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”

O Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa” é organizado pela Câmara Municipal de Mafra e pela Fundação Jorge Álvares, com a produção executiva da produtora Décima Colina e tem como diretor artístico Adriano Jordão.

Festival de Música de Mafra "Filipe de Sousa"

Festival de Música de Mafra “Filipe de Sousa”

Academia Ludovice

O Ludovice Ensemble e a Câmara Municipal de Mafra organizam em 2022 a Academia Ludovice – Mafra 2022, o 2º Curso e Festival Internacional de Verão dedicado ao ensino, aprofundamento e divulgação das práticas históricas interpretativas das artes performativas – Música, Dança e Teatro – do período Barroco.

Academia Ludovice

Academia Ludovice

Música no Palácio

Recitais de Carrilhão aos domingos, 16:00

Recitais de Carrilhão em Mafra

Recitais de Carrilhão em Mafra

Festival Internacional de Órgão de Mafra

De 22 de abril a 8 de maio de 2022, realizou-se a quinta edição do Festival Internacional de Órgão de Mafra, com nove concertos em oito igrejas, valorizando o património organístico do Concelho. Com organização da Câmara Municipal de Mafra, apoio do Palácio Nacional de Mafra e da Vigararia de Mafra e direção artística de João Vaz, os concertos decorreram nos seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional de Mafra, Património Mundial da UNESCO, nos instrumentos históricos das Igrejas de S. Silvestre do Gradil, Nossa Senhora do Livramento, Nossa Senhora da Encarnação e São Pedro da Ericeira, bem como nos órgãos das Igrejas de Santo André de Mafra, Santo Isidoro e Capela de Nossa Senhora do Monte Carmo, na Venda do Pinheiro. Nestes concertos, o órgão aparece como instrumento solista, em harmonia com outros instrumentos, ou acompanhado por voz. O festival caracteriza-se pelo programa diversificado, atravessando vários períodos e percursos geográficos da História da Música, tocado por organistas nacionais e estrangeiros de renome. O Festival Internacional de Órgão de Mafra teve início em 2017.

Festival Internacional de Órgão de Mafra 2022

Festival Internacional de Órgão de Mafra 2022

Mafra Dance Festival

Organizado pela Amálgama – Companhia de Dança, o Mafra Dance Festival realizou-se em 2022 entre os dias 6, 7 e 8 de maio. Decorreu no Auditório Municipal Beatriz Costa e Casa da Música Francisco Alves Gato.

Ciclo de Música “Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra”

Aproveitando os seis agrupamentos filarmónicos, alguns centenários, e a orquestra sinfónica existente no concelho de Mafra, de foro associativo, o Ciclo de Música Bandas Filarmónicas e Orquestra apresenta, desde 2016, a cada duas semanas os músicos instrumentistas amadores do concelho.

Ciclo de Música “Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra”

Ciclo de Música “Bandas Filarmónicas e Orquestra do Concelho de Mafra”

Animação de Verão da Ericeira

Programação de animação turística, com base na música comercial e popular, que acontece na vila da Ericeira desde 2000, na Praça da República, durante os fins de semana do mês de agosto. Na programação procura-se oferecer um cartaz diversificado, integrando concertos de vários géneros musicais, protagonizados por artistas locais e por nomes de referência no panorama nacional.

Celebrar a Música

No âmbito das comemorações do Dia Nacional das Bandas Filarmónicas, desde 2016 que a Câmara Municipal de Mafra celebra com um festival de bandas, conjuntamente com a Orquestra Sinfónica existente no Concelho, o associativismo cultural e o papel destes agrupamentos na salvaguarda, preservação e divulgação do património artístico e cultural, nomeadamente na formação cultural dos cidadãos.

Ciclo de Música “Guitarras”

Também iniciado em 2016, ano da inauguração da Casa da Música Francisco Alves Gato, o Ciclo de Guitarras torna este instrumento, outras vezes de acompanhamento, no protagonista de diversos concertos variados, com uma sonoridade lusitana.

Ciclo de Música “Jazz”

Este ciclo de música, criado em 2016, procura apresentar diversas variações e abordagens do jazz, dando espaço à improvisação e a outras manifestações sonoras.

Ciclo de Música Tradicional Portuguesa “Raízes”

Desde 2018 que a Câmara Municipal de Mafra promove o Ciclo “Raízes”, dando lugar na sua programação à música tradicional portuguesa, com artistas diversificados e conceituados.

Festival Bairro da Música

Sítio: www.bairrodamusica.pt

O Festival Bairro da Música tem como pano de fundo as comemorações do Dia Mundial da Música, celebrando a cultura nacional e promovendo a sua circulação pelo país. Entre 1 de outubro e 5 de novembro de 2021 o Bairro da Música apresentou um festival de música portuguesa com 10 artistas, em 10 cidades e salas de espetáculo: Ourém, Estremoz, Odivelas, Ponta Delgada, Braga, Porto, Lisboa, Mafra, Sintra e Coimbra.

Ciclo de Órgão de Santo André

Aproveitando a existência de um moderno instrumento na Igreja de Santo André, em Mafra, o Festival de Órgão de Santo André é uma iniciativa de criar programação em torno do órgão contemporâneo, sincronizando, para tal, artistas portugueses e internacionais. Em 2022, a quarta edição do Ciclo de Santo André leva a música de órgão ao cenário da Igreja de Santo André, em Mafra. O primeiro concerto está marcado para o dia 27 de maio, às 21h30, protagonizado pelo organista Sérgio Silva. Durante o espetáculo será apresentado um alinhamento de música europeia para órgão, com composições de Bach, Samuel Wesley, Dietrich Buxtehude, entre outros. Inaugurado em 2018, o órgão de Santo André permite a realização de eventos musicais regulares, dando nova vida ao núcleo antigo de Mafra. Pelas suas características, duplo teclado e pedaleira, amplia, significativamente, as possibilidades do repertório a executar, permitindo a abordagem de uma parcela significativa do núcleo central da literatura organística, impossível de tocar em qualquer dos restantes instrumentos da região. Este Ciclo insere-se na estratégia municipal de promoção da música, abrangendo diversos géneros musicais destinados aos mais variados públicos.

Ciclo de Santo André

Ciclo de Santo André

Festival Municipal de Folclore de Mafra

Reunindo os agrupamentos populares de folclore, o Festival Municipal de Folclore de Mafra reúne num os grupos tradicionais homenageando o seu papel diferenciador na salvaguarda, preservação e divulgação do património artístico e cultural.

Prémio Internacional de Composição

Com o “Prémio Internacional de Composição – Órgãos do Palácio Nacional de Mafra”, o Ministério da Cultura e o Município de Mafra visam criar novo repertório para o magnífico conjunto dos seis órgãos históricos da Basílica de Mafra e, ao mesmo tempo, gerar uma dinâmica de valorização deste património único.

Órgãos do Palácio Nacional de Mafra 2021

Prémio Internacional de Composição

Prémio Internacional de Composição

Sumol Summer Fest

Sítio: sumolsummerfest.com

O Sumol Summer Fest é um festival promovido pela “Música no Coração” que acontece desde 2009 no Ericeira Camping em Mafra, com 12ª edição prevista para 1-2 de julho de 2022.

romarias e Festas Tradicionais

Em todo o concelho de Mafra é possível participar nos tradicionais festejos populares, a maioria de tradição católica.