Marinha Grande e os seus festivais
Festivais de Música na Marinha Grande
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho
Festival Jazz da Marinha Grande
Sítio: festivaljazzmg
O Festival Jazz da Marinha Grande tem como principal objetivo divulgar o Jazz nacional e internacional que se faz na atualidade. Reúne diversos estilos e músicos de todas as gerações, desde músicos consagrados, a novos músicos, a apresentação de discos novos e também a divulgação do Jazz feito na região.
Em 2022, regressa com quatro concertos em novembro.
Quatro concertos de formações portuguesas dão forma ao programa da 8.ª edição do Festival Jazz da Marinha Grande, no distrito de Leiria.
O festival mantém na direção artística César Cardoso, músico e maestro para quem “a programação diversificada” a apresentar no Teatro Stephens assume “papel fundamental” na “aproximação do público à música jazz de qualidade”.
A abrir o Festival Jazz da Marinha Grande estará o projeto Alma Nostra, formado por Salvador Sobral e Victor Zamora, para cruzar os sons da América Latina aos do jazz, revendo canções intemporais de Cuba, Argentina e de outras paragens sul-americanas.
A formação integra ainda dois nomes relevantes do jazz nacional, o contrabaixista Nelson Cascais e o baterista André Sousa Machado. O concerto está agendado para 04 de novembro.
A segunda data do festival é 05 de novembro, dia em que será apresentado “O que já importa”, o mais recente disco do guitarrista Afonso Pais, que na Marinha Grande estará acompanhado em palco pelos vocalistas João Neves, Nazaré da Silva e Maria Luísa, pelo baixista João Hasselberg e pelo baterista João Pereira.
A partir do trio de vozes e do trio da secção rítmica, Afonso Pais propõe simbioses e contrapontos, num “vaivém tímbrico e de espacialidade que é essencial à simplicidade com que a mensagem musical se propõe ser transmitida ao ouvinte”.
Pela Marinha Grande passa ainda o projeto do contrabaixista André Carvalho, que apresenta no dia 11 de novembro o disco “Lost in translation”, com José Soares (saxofone alto) e André Matos (guitarra).
Um concerto exclusivo da cantora portuguesa Maria Mendes, atualmente a residir na Holanda, encerra o festival. “Close to me”, disco vencedor de um prémio Edison e nomeado para os Grammy e Latin Grammy, é o mote para o espetáculo de dia 12 de novembro na Marinha Grande, onde Maria Mendes terá a acompanhá-la o piano de Carlos Azevedo, Jasper Somsen no contrabaixo e Mário Costa na bateria.