Monção e o seu folclore
Folclore em Monção
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Minho (Alto Minho)
- Distrito: Viana do Castelo
- Concelho: Monção
09 grupos
- Grupo de Danças e Cantares de Mazedo
- Grupo Folclórico de Pinheiros
- Grupo Folclórico Estrela dos Vales
- Grupo Folclórico São Mamede de Troviscoso
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita
- Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe
- Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira
- Rancho Folclórico Os Amigos de Longos Vales
- Rancho Folclórico Os Moleirinhos do Gadanha
O concelho de Monção, rico em tradições e cioso da sua identidade cultural e etnográfica, é palco de variadas manifestações promotoras e defensoras dos usos e costumes locais. Os grupos de folclore, com o seu repertório e vestimentas, são um dos exemplos vivos dessa genuinidade.
Com os meses quentes, surgem os festivais feitos na sede do concelho e em várias freguesias. São momentos de intercâmbio entre os participantes e de convívio entre o público. O ciclo abre-se em finais de maio, continuando nos meses de junho, julho e agosto com a realização desta manifestação popular em várias freguesias do concelho.
Grupo de Danças e Cantares de Mazedo
Grupo de Danças e Cantares de Mazedo tem como principal objetivo a divulgação do folclore monçanense e do Alto Minho e as tradições mazedenses e proporcionar o convívio entre os mais jovens e os menos jovens.
Reco-reco
Concertinas
GDCM
Grupo Folclórico de Pinheiros
O Grupo Folclórico de Pinheiros foi fundado em 1986 representando a Freguesia numa das Festas Típicas da Região – Festa do Linho.
Inicialmente envergava o típico e colorido traje vianense, que mais tarde foi substituído pelo traje característico da terra a que o viu nascer. Este, embora mais sombrio e de cores mais tristes, é o fruto de uma recolha oral e também uma replica dos trajes antepassados, representando assim, na sua maioria, a atividade a que se dedicava o seu povo: faina agrícola. O traje inclui também trajes de feira, domingar e o belíssimo traje de noivos.
O Grupo Folclórico de Pinheiros tem no seu palmarés várias atuações pelo Pais e também pelo Estrangeiro, nomeadamente França, Espanha e Suíça, assim como também nos nossos arquipélagos da Madeira e dos Açores.
O Grupo fez uma recolha das danças típicas e cantares dos antepassados. Essas danças eram a manifestação da alegria, da folia e vivacidade que caracterizava os serões, as festas e também abrilhantavam as lidas agricultas (Malhadas, Lavradas, Trabalhos do Linho). São, por isso, na sua maioria, músicas alegres, saltadas e com uma coreografia trabalhada.
Grupo Folclórico Estrela dos Vales
O Grupo Folclórico Estrela dos Vales é uma coletividade fundada 2004 com o objetivo de divulgar as tradições e trajes antigos da região.
Em 2018 decorreu o XIII Festival de Folclore ‘Estrela dos Vales’, no lugar do Mosteiro, freguesia de Longos Vales.
Grupo Folclórico São Mamede de Troviscoso
Grupo Folclórico São Mamede de Troviscoso é uma associação de natureza etnográfica que preserva e divulga usos, costumes, cantares e danças tradicionais de Monção e do Alto Minho.
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita é uma associação de natureza etnográfica que preserva e divulga usos, costumes, cantares e danças tradicionais de Monção e do Alto Minho. Recebeu, em 1997, a medalha de mérito do município pelos relevantes serviços prestados à cultura e à etnografia.
Em 2010, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, Monção, organizou o seu festival. A qualidade e a pontualidade são as imagens de marca deste festival. Outro ponto de honra é que nenhum espetáculo dura mais de duas horas’, referiu, sublinhando que o certame está integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF).
Argentina, Brasil, Cuba, Indonésia, México, Polónia, Quénia, Senegal e Sérvia foram os países estrangeiros representados na edição 2010 deste festival, sob o slogan ‘O Mundo a dançar’.
Ponte do Mouro é um local histórico da freguesia de Barbeita, onde a 1 de novembro de 1386 o Rei D. João I e o Duque de Lencastre acertaram os detalhes do casamento do monarca português com Filipa de Lencastre.
O Festival Internacional de Danças Folclóricas “FolkMonção” é reconhecido pelo C.I.O.F.F. (Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e de artes tradicionais, estatuto B da UNESCO) desde 2006.
Grupo Folclórico das Lavradeiras de S. Pedro de Merufe
O Grupo Folclórico “As Lavradeiras” de São Pedro de Merufe foi fundado em 1972. Surgiu após a realização dos cortejos etnográficos no concelho de Monção. A população de Merufe reuniu-se para levar a suas tradições aos cortejos. A partir daí, várias pessoas decidiram formar um grupo folclórico, iniciando a recolha em toda a freguesia.
O grupo tem registado, ao longo da sua existência, modas características do Alto Minho, recorrendo a pessoas idosas.
É membro efetivo da Federação do Folclore Português.
Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira
O Rancho Folclórico de Santa Maria de Moreira é uma associação de natureza etnográfica que preserva e divulga usos, costumes, cantares e danças tradicionais de Monção e do Alto Minho.
Rancho Folclórico Os Amigos de Longos Vales
O Rancho Folclórico Os Amigos de Longos Vales é uma associação de natureza etnográfica que preserva e divulga usos, costumes, cantares e danças tradicionais de Monção e do Alto Minho.
Em 2021, o 25º Festival Internacional de Folclore Ponte de Mouro e Alvarinho conta com doze grupos de 10 países de quatro continentes, num total de 340 elementos.
Rancho Folclórico Os Moleirinhos do Gadanha
O Rancho Folclórico Os Moleirinhos do Gadanha é uma associação de natureza etnográfica que preserva e divulga usos, costumes, cantares e danças tradicionais de Monção e do Alto Minho.
Grupo Popular “Os Teimosos”
O Grupo Popular “Os Teimosos” é um grupo vocal e instrumental tradicional que divulga o património cultural.