Mondim de Basto e as suas filarmónicas
Filarmónicas de Mondim de Basto
Bandas de Música, História e Atividades no Concelho
Banda Filarmónica Mondinense
A Banda Filarmónica Mondinense está inativa desde 1985.
O autor mondinense José Teixeira da Silva apresentou, no dia 15 de março de 2021, na Biblioteca Municipal e perante uma numerosa plateia, a sua obra “Banda Filarmónica Mondinense”.
O serão abriu com uma pequena demonstração musical protagonizada pela Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves, seguindo-se a apresentação do livro com intervenção do Presidente da Câmara, Humberto Cerqueira e da Vice-Presidente, Teresa Rabiço, que aproveitaram a ocasião para revelar que a autarquia já iniciou contactos para revitalizar a Banda Filarmónica Mondinense, desativada desde 1985.
Convidado a apresentar este livro, o poeta e escritor Luís Jales de Oliveira, enalteceu as qualidades de diversas personalidades mondinenses nas diferentes áreas artísticas, exaltando o orgulho de pertença à comunidade mondinense.
José Teixeira da Silva pretendeu perpetuar a história da Banda Filarmónica mais antiga do país, transpondo para o livro os pormenores da sua formação, as pessoas que a integravam e a importância que teve na vida social de Mondim de Basto.
O Grupo de Fados de Mondim encerrou a noite com um pequeno concerto que dedicou ao autor do livro, mas também a antigos elementos da Banda Filarmónica Mondinense que quiseram marcar presença.
Desativada desde 1985, foi noticiado em 2015 pela TSF que Autarquia pretendia revitalizá-la em breve.