Nazaré e o seu folclore
Folclore na Nazaré
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Estremadura – Alta Estremadura
- Distrito: Leiria
- Concelho: Nazaré
grupo etnográfico Danças e Cantares da Nazaré
Fundado em 1997, o grupo etnográfico Danças e Cantares da Nazaré surgiu com o intuito de preservar a memória coletiva da comunidade nazarena. Em 1999 foi admitido como sócio da Fundação INATEL e em 2001 foi admitido como membro da Federação do Folclore Português. Reconhecendo que a transmissão da tradição, ancorada nas lembranças e aprendizagens do passado, se alojam na memória individual e coletiva, e que, em parte, é nela que reside a identidade de um povo, o grupo etnográfico tem elevado o nome da Nazaré e transportado, todos quantos assistem às suas representações, à Nazaré dos anos 20 aos anos 40, período no qual baseou a sua identidade e ancorou a sua pesquisa.
A sua atividade assenta no profundo trabalho de pesquisa do traje e da tradição oral, que permitiram realizar as exposições do “Traje, usos e costumes”, Colóquios subordinados aos temas “Repensar o Folclore”, “Nazaré, Espaços e Memórias” e ”A religiosidade na vida da Nazaré”.
Editou dois livros: “Nazaré, Tradição e História” e “Procissão do Mar”.
De há uns anos a esta parte, por altura da Quadra Natalícia, o Grupo encetou outro projeto, que tem vindo a ser reconhecido e apreciado tanto pela Comunidade Nazarena, como por todos quantos vêm de visita à Nazaré: os “Presépios Tradicionais da Nazaré”. Por altura da Páscoa, promove o Desfile Etnográfico, com cerca de 100 figurantes e carros alusivos à vida das gentes da Nazaré, bem como, o Mercado Tradicional como há 100 anos.