Óbidos e os seus festivais

Óbidos Clarinet Fest
Festivais em Óbidos

Ciclos, encontros, jornadas, cursos, concursos e festivais de música e dança no Concelho

Óbidos Clarinet Fest

O Óbidos Clarinet Fest é um evento promovido pela Academia de Música de Óbidos. pretende dinamizar culturalmente a zona oeste do País, mais particularmente a vila histórica de Óbidos, trazendo personalidades importantes da música erudita, mais concretamente professores de renome internacional. Em 2024, no mês de fevereiro, conta com a presença de quatro excelentes clarinetistas.

Óbidos Clarinet Fest

Óbidos Clarinet Fest

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos

A SIPO visa trazer a Portugal, e mais concretamente à vila de Óbidos, local de valor histórico mundialmente reconhecido, músicos de renome internacional num encontro com jovens estudantes de música. É um dos eventos musicais mais destacados do país, com largas repercussões a nível internacional.

Numa perspetiva de valorização profissional, a SIPO inclui no seu projeto cursos de formação técnica que estão abertos a estudantes em fase de conclusão de estudo ou a pianistas no início de carreira e que desejam aperfeiçoar-se com grandes personalidades do mundo da música, num trabalho de alta qualidade pedagógica e artística. Para além disso, a SIPO tem como objetivo estabelecer contactos profissionais e trocas de experiências, bem como desenvolver o nível profissional dos participantes, proporcionando um intercâmbio artístico-cultural do mais alto nível e da maior exigência. Desta maneira, a SIPO permite aos estudantes portugueses, sem saírem do seu próprio país, a possibilidade de contacto profissional com grandes nomes da música, especialmente ligados à pedagogia do piano.

A SIPO é promovida e organizada pela ACIM, com o apoio financeiro e institucional da Câmara Municipal de Óbidos e da DGArtes, que desde o seu início lhe concede o estatuto de Interesse Cultural.

SIPO - Semana Internacional de Piano de Óbidos

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos

SIPO JÚNIOR

Sítio: pianobidos.org

SIPO Júnior

SIPO Júnior

Classes de alto aperfeiçoamento

Desde 1996, as classes de aperfeiçoamento e o festival da SIPO são um marco no panorama musical internacional. O evento recebe artistas de reputação excepcional no mundo da música. As masterclasses são únicas, pois oferecem a possibilidade de trabalhar com um ou mais professores que estarão presentes durante todo o evento. Além disso, é possível assistir a todas as aulas, beneficiando de um amplo leque de momentos pedagógicos e musicais de rara qualidade e a um programa de festival altamente diversificado. Para além disso, a audição final dos participantes é gravada e transmitida pela rádio clássica e posso ganhar o prémio Antena 2 / ACIM. O charme e a hospitalidade da vila medieval de Óbidos também contribuem para o sucesso deste extraordinário evento cultural.

(Manuela Gouveia, diretora artística)

Desde 2011, o prémio “Antena 2” é atribuído pela rádio clássica portuguesa Antena 2. A partir de 2019, o prémio é um prémio conjunto da Antena 2 e da organizadora da SIPO, a Associação de Cursos Internacionais de Música, ACIM, tendo mudado de nome para „Prêmio Antena 2 / ACIM“. Consiste num recital ao vivo executado no âmbito dos “Concertos abertos“ da Antena 2 em Lisboa, gravado e transmitido pela estação de rádio, e mais dois recitais em locais diferentes assim como um prémio monetário no valor de 1000 €. O prémio é atribuído pelo público e pelo corpo docente da SIPO aos alunos que mais se destacam no concerto final dos participantes das master classes.

SIPO - Semana Internacional de Piano de Óbidos

SIPO – Semana Internacional de Piano de Óbidos, Manuela Gouveia