Odemira e o seu folclore
Folclore em Odemira
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Alentejo (Alentejo Litoral)
- Distrito: Beja
- Concelho: Odemira
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes foi fundado em 1996. Tem como principal objetivo preservar os usos, costumes e tradições do folclore da região do Alentejo. A sua primeira atuação teve como padrinho o Rancho Folclórico Cinco Estrelas de Abril de Grândola e, a partir daí, o Rancho tem percorrido Portugal de norte a sul, tendo dezenas de atuações por ano, tendo já participado em duas atuações em direto para a RTP com transmissão para o Mundo.
O grupo é constituído por cerca de trinta elementos, das mais variadas idades e proveniências do concelho. Apresenta os trajes típicos da região, como os trajes domingueiros, a de ceifeira, pescador, padeira, trabalhador do campo, lavadeiras, almocreves, mondadeiras. Sendo o único grupo de folclore no concelho de Odemira, são dançadas várias músicas recolhidas no concelho, entre as quais se destaca a “Dança da Deca”.
A sua tocata é composta por bombos, acordeão, ferrinhos, reco-reco, viola, maracas, infusa de lata, pandeiretas e vozes, assumindo aqui também um traço de identidade do mundo rural.
Anualmente, em agosto, também organiza um Festival de Ranchos Folclóricos sendo anfitrião de outros grupos provenientes de todo país.