Oliveira de Frades e o seu folclore
Folclore em Oliveira de Frades
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Beira Alta (Viseu, Dão, Lafões e Terras do Demo)
- Distrito: Viseu
- Concelho: Oliveira de Frades
3 grupos
- Rancho Folclórico de Nespereira (ACRENE)
- Rancho Folclórico de São João da Serra
- Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Vozes D’Aldeia
Rancho Folclórico de Nespereira (ACRENE)
O Rancho Folclórico de Nespereira (ACRENE) é uma associação de natureza etnográfica sediada no concelho de Oliveira de Frades que tem por objetivo a divulgação dos usos, costumes, danças e cantares da região.
Rancho Folclórico de São João da Serra
São João da Serra é uma freguesia essencialmente agrícola, pertencente ao concelho de Oliveira de Frades.
O Rancho Folclórico de São João da Serra foi fundado em 20 de Janeiro de 1982 para preservar as tradições da sua terra, os cantares e os trajes patentes nas suas atuações: os trajes de noivos, domingueiros e ceifeiros.
A tocata é composta por: acordeão, bandola, violão, bombo, ferrinhos, cavaquinho e braguesa.
Entre as danças tradicionais do seu reportório, destacam-se: vira, Sou Rendeira, Fruto da Macieira, Rosa Branca Toma Cor, Enleio, Rosinha, chula de Lafões, Pica o Pé, cana verde, Dobadoura e Videirinha.
Ceifas do centeio e da aveia, desfolhadas, vindimas, bailaricos e cultura do linho são alguns dos usos e costumes que o grupo procura preservar. Conta com atuações de norte a sul do país e também no estrangeiro.
Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Vozes D’Aldeia
O Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Vozes D’Aldeia é uma associação de natureza etnográfica sediada no concelho de Oliveira de Frades que tem por objetivo a divulgação dos usos, costumes, danças e cantares da região. Foi criado em 2012 tendo como embrião a festa de final de ano do Jardim de Infância de Vila Chã. Com a colaboração do grupo de cantares “Vozes D’Aldeia” efetuaram a primeira atuação do que se veio a tornar o Rancho Folclórico e Etnográfico Danças e Vozes D’Aldeia.