Oliveira do Bairro e os seus músicos
Músicos do Concelho de Oliveira do Bairro
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Bigband da Bairrada
- Daniel Canas (trompa)
- Luís Granjo (trompete, 1977)
- M’RALD (banda)
- Mafalda Carvalho (flauta transversal, 1991)
- Pedro Tavares (trompete)
- Vasco Miranda (pianista e compositor)
Mafalda Carvalho
Nascida a 11 de julho de 1991 no Troviscal – Oliveira do Bairro, Mafalda Carvalho é Primeira Flauta na Orquestra Clássica do Centro, membro do Ensemble DME, professora no Conservatório de Música de Seia – Collegium Musicum e na Academia Artística do Município de Tábua.
Na sua atividade enquanto músico de orquestra, exerceu funções de Piccolo, Secção e Assistente de Principal na Orquestra Filarmónica de Jalisco, no México de Setembro de 2017 a julho de 2019 e foi Flauta Principal da Orquestra Clássica da Madeira na temporada de 2016/2017. Foi flautista da Fundação Orquestra Estúdio – Guimarães 2012, Capital Europeia da Cultura e colabora regularmente com a Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Sinfónica da Galiza.
Foi-lhe conferido pela Universidade de Aveiro o Grau de Mestre em Ensino de Música, na classe de Jorge Salgado Correia e pela Escola Superior e Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) o Grau de Mestre em Interpretação Artística em Flauta Transversal da classe de Ana Raquel Lima. Estudos prévios incluem a Licenciatura na ESMAE.
Mafalda Carvalho iniciou os estudos musicais na Escola de Música da União Filarmónica do Troviscal aos seis anos e ingressou no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian em 2000 tendo como docentes de flauta a professora Florbela Gonçalves, José Abreu e Ana Maria Ribeiro. Acabou os estudos de Flauta Transversal nesta instituição com a mais elevada classificação.
Dos prémios que recebeu destacam-se o 1º lugar no Prémio Jovens Músicos de 2016 no nível superior, o Primeiro Prémio na II Edição do Concurso Internacional José Massarrão em 2019 no escalão superior, o Segundo lugar no II Concurso de Internacional de Interpretação EMSCAN/ Lisboa Incomum 2019, o Segundo lugar o Prémio de Interpretação Frederico de Freitas em 2016, o Prémio Honorífico David Russel para Jovens Talentos em Vigo no ano de 2008, o 1º lugar no concurso de La Salette, Oliveira de Azeméis, em 2010, 1º lugar no concurso Paços Premium 2010 e 3º lugar no Prémio Jovens Músicos, nível superior em 2010, 1º lugar Concurso Albertino Lucas – Fafe em 2010 e Menção Honrosa no Prémio Helena Sá e Costa em 2011, 2º lugar no I Concurso Internacional Terras de La Salette em 2012, 1º lugar no Concurso Internacional Terras de La Salette em 2013. Prémio atribuído pelo Rotary Club Veloso &Troca, Lda. por ter sido uma dos três melhores alunos da ESMAE no ano letivo de 2011/2012, para além de prémios com os seus grupos de música de câmara.
Enquanto solista, tocou com a Orquestra Filarmonia das Beiras em 2019, com a Orquestra de Câmara de Colónia em 2017, com a Orquestra de Sopros da Universidade de Aveiro em 2017, com Orquestra Gulbenkian no Festival Jovens Músicos em 2016, com Orquestra Metropolitana de Lisboa na final do Concurso “Jovens flautistas 2012”, Orquestra Sinfonieta da ESMAE também em 2012 e com a Orquestra Clássica da Madeira em 2011.
Foi membro do Quinteto Iberoamerico de Sopros, do Ensemble de Flautas Éolia, do Trio Densité (flauta, clarinete e piano) e do Trio Cadenza (flauta, violoncelo e piano).
Daniel Canas
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce. Clique e saiba mais.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos seniores.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
OUTRAS MÚSICAS
M’RALD
Grupo Raízes da Nossa Terra
Orfeão de Bustos