Ovar e o seu folclore
Folclore em Ovar
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Beira Litoral – Vareira
- Distrito: Aveiro
- Concelho: Ovar
13 grupos
- Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça
- Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz
- Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda
- Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega
- Grupo de Folclore Jusã
- Grupo Folclórico As Morenitas de Ovar
- Grupo Folclórico As Tricanas de Ovar
- Grupo Folclórico As Varinas de Ovar
- Grupo Folclórico da Região de Ovar
- Grupo Folclórico O cancioneiro de Ovar
- Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada
- Grupo Folclórico Os Moliceiros de Ovar
- Rancho Folclórico da Ribeira de Ovar
Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça
Sediado no lugar das Praças, freguesia de Cortegaça, Concelho de Ovar, o Grupo de Danças e Cantares de Cortegaça é uma associação de natureza etnográfica constituída a 7 de fevereiro de 1990.
Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz
O Grupo de Danças e Cantares de Santa Maria de Esmoriz é uma associação de natureza etnográfica sediada em Esmoriz, Concelho de Ovar.
Grupo de Danças e Cantares de S. Pedro de Maceda
Sediado no Largo da Igreja, freguesia de Maceda, Concelho de Ovar, o Grupo de Danças e Cantares de São Pedro de Maceda é uma associação de natureza etnográfica constituída a 16 de março de 1990.
Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega
O Grupo de Folclore da Casa do Povo de Válega divulgar a cultura da Vila de Válega e do Concelho de Ovar e das suas gentes. Através do seu grupo de folclore e do Museu Etnográfico, divulga não só danças e cantares mas toda a forma de viver do seu povo, desde os trajes à gastronomia. A Troupe de Reis preserva também a tradição reiseira do concelho, com letras e músicas de Manuel Ferreira.
Em 1989, Teresa Amaral, funcionária da Casa do Povo, propôs à Direção a formação de um Grupo de Folclore, que foi aceite de imediato. Após aprovação da ideia principiou o trabalho árduo na recolha de informação, várias pessoas foram contactadas, entre elas José Maria Marques, na altura Vice-Presidente da Federação de Folclore, Manuela Maia, delegada do INATEL, para além de particulares. Concluída a recolha formou-se um grupo infantil e iniciaram-se os ensaios, confecionaram-se trajes e o grupo estreou-se a 14 de agosto de 1989 na festa da padroeira na vila da Válega.
A partir de 1992, a nova direção da Casa do Povo da Válega realizou várias atividades, destacando-se de entre elas algumas exposições etno-folclóricas de qualidade excecional.
Uma das maiores riquezas do agrupamento é o Museu Etnográfico de Válega, inaugurado em 1998. Este museu surge em resultado de aturadas recolhas efetuadas na vila e freguesia de Válega, possuindo no seu espólio cerca de 3000 peças, devidamente catalogadas, sendo o fiel depositário do espólio a Casa do Povo de Válega que tem nele fonte viva inesgotável para as suas diversas atividades de cariz etnográfico, a saber, dança tradicional, exposições etnográficas, esfarrapadas, desfolhadas, mercados à moda antiga, desfiles etnográficos, mostras gastronómicas, etc. O Grupo é membro efetivo da Federação do Folclore Português.
Grupo de Folclore Jusã
O Grupo de Folclore Jusã é uma associação de natureza etnográfica da região vareira.
Grupo Folclórico As Morenitas de Ovar
O Grupo Folclórico As Morenitas de Ovar é uma associação de natureza etnográfica da região vareira.
Grupo Folclórico As Tricanas de Ovar
Fundado em 1979, o grupo Folclórico As Tricanas de Ovar, após profundo trabalho de pesquisa e recolha, divulga as danças e cantares da região vareira, fazendo parte Federação do Folclore Português desde 1981 e da secção de etnografia e folclore do INATEL desde 1983.
Atuou por todas as regiões de Portugal, com participações nos melhores festivais nacionais e internacionais (em Espanha, França e, em 1997 e 2000, no Brasil.
Continua a recolher as danças e cantigas, os trajes e utensílios da vida do povo para o seu museu etnográfico. Canta e dança o que é mais genuíno da sua região que engloba não só as danças do campo, onde se situa, mas também das margens da ria e do mar.
Maioritariamente, dança os viras de Ovar (quase todos com uma coreografia espetacular), dançados nos areais e nas eiras ou terreiros, diversas modas de roda, as tiranas, o real das canas, a cana verde vareira e o realista (considerado o fado de Ovar). A festa (tocata) é constituída por instrumentos tradicionais como: concertinas, cavaquinhos, violas, violões e bombo.
O vestuário é constituído por trajes do fim do século XIX e do início do séculoXX: tricanas de ovar (de capucha e de xaile), noivos ricos, senhoras de capotões e chapeirões, lavradores ricos, romeiros ,lavradores em traje de festa, domingueiros. Ligados ao trabalho: galinheira, leiteira, roçador de junco, traje de malhada, lavrador de gabão, pescadores, varinos. Usa o chamadouro para a pesca do arrasto e os pregões dos pescadores para a venda do pescado e da galinheira para a venda de galinhas e coelhos.
O Grupo folclórico As Tricanas de Ovar é uma secção do grupo desportivo e cultural de Guilhovai e membro do núcleo organizador de manifestações etnofolclóricas de Ovar.
Grupo Folclórico As Varinas de Ovar
O Grupo Folclórico As Varinas de Ovar é uma associação de natureza etnográfica da região vareira.
Grupo Folclórico da Região de Ovar
Grupo Folclórico da Região de Ovar é uma associação de natureza etnográfica da região vareira. É membro da Federação do Folclore Português.
Grupo Folclórico O cancioneiro de Ovar
O Grupo Folclórico O cancioneiro de Ovar é uma associação de natureza etnográfica da região vareira.
Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada
Fundado a 3 de junho de 1979, com sede na freguesia de Arada, concelho de Ovar, o Grupo Folclórico Os Fogueteiros de Arada é fiel representante da Beira Litoral – Zona Vareira.
Grupo Folclórico Os Moliceiros de Ovar
O Grupo Folclórico “Os Moliceiros de Ovar” é uma coletividade sem fins lucrativos que tem por objetivo recriar o mais fielmente possível as danças, cantares, trajes, usos e costumes da cultura tradicional da região vareira, na qual está inserido.
Rancho Folclórico da Ribeira de Ovar
O Rancho Folclórico da Ribeira de Ovar é uma associação de natureza etnográfica sediada em Ovar.
Bom dia, falta aqui o repertório tradicional da região de ovar. Será possível informarem-me onde poderei encontrá-lo?
Obrigado pela atenção
António JL Ribeiro