Paços de Ferreira e as suas castanholas
Castanholas de Freamunde
O grupo “Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós” foi criado em 2004 e fez a sua primeira aparição pública a 25 de Junho de 2005 tendo contado inesperadamente com a presença de 800 pessoas na sua primeira actuação ao vivo.
O projecto tem como objectivo recuperar este instrumento que, tendo forte tradição na terra e região, estava a desaparecer. A sua tradição nesta terra prende-se com o facto de Freamunde ser uma terra de marceneiros e de móveis desde os anos 20 do século passado. Sendo um instrumento de madeira e de fácil execução era construído pelos marceneiros para se divertirem e era um brinquedo acessível que podiam oferecer aos filhos. O grupo musical é constituído por cerca de 30 elementos, contando na sua maioria com “castanholeiros”, com 2 cantoras, 1 cantor, viola baixo, viola semi-acústica, cavaquinho e viola de arco.
Do seu repertório fazem parte canções da música tradicional e popular portuguesa.
A indumentária é constituída por uma boina preta, calça de cotim, um tecido barato que hoje já não se fabrica, camisa de colareta e chulipas, um calçado de madeira e tira de couro construída pelos tamanqueiros da terra e que representa uma forma de homenagear e perpetuar a forma como os trabalhadores da Fábrica do Albino de Matos se vestiam e calçavam. Esta fábrica, que nos anos 20 do século passado já tinha 100 funcionários, foi pioneira e impulsionadora da indústria do móvel nesta região, podendo dizer-se que foi aí que o móvel nasceu, dando origem a que esta região seja hoje conhecida como a Capital do Móvel.
As “Castanholas de Freamunde – Pedaços” lançaram um CD aquando da sua apresentação pública, estando prevista a edição de um DVD que permitirá transmitir de uma melhor forma a sua música e a originalidade do seu espectáculo. O grupo conta já com inúmeras actuações em feiras de artesanato, feiras medievais, romarias, associações culturais e recreativas.
![Castanholas de Freamunde](https://www.musorbis.com/wp-content/uploads/2024/04/pacos-de-ferreira-castanholas-de-freamunde-na-praca-da-alegria-300x300.jpg)
Castanholas de Freamunde, na Praça da Alegria
Actuou ao vivo (sem playback) no programa da RTP, “Praça da Alegria”, na Casa da Música, no Porto, numa convenção da Vodafone, assim como a pequena digressão feita pelas loja FNAC de Santa Catarina, GaiaShopping, NorteShopping e MarShopping, Pavilhão Rosa Mota – Porto, nos Cantares de Janeiras da Diocese do Porto, Bolsa de Turismo de Lisboa, Sebastianas – Freamunde; Agrival – Penafiel, Feira de Artesanato da Mealhada, Festa da Cereja em Alfândega da Fé, Feira da Capital do Móvel, S. Martinho – Penafiel, Festival Quintandona, Festival de Música Tracional de Penalva do Castelo, entre muitas outras actuações.
O espectáculo das “Castanholas de Freamunde – Pedaços de Nós”, é um momento de festa, de alegria, de sentir a nossa alma a vibrar com as nossas raízes e tradições musicais.
Fonte: Associação Cultural e Recreativa Pedaços de Nós
![Reciclanda](https://www.musorbis.com/wp-content/uploads/2024/10/logo-reciclanda-300x300.jpg)
Reciclanda
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração) e dinamiza atividades em colónias de férias com crianças. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759