Paços de Ferreira e os seus festivais
Festivais de Música em Paços de Ferreira
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho
Ciclo de Música ao Luar do Festival Inventa
Sítio: www.festivalinventa.pt
O Ciclo de Música ao Luar, do Festival Inventa, é um evento em que projetos emergentes da música nacional se associam às paisagens naturais dos territórios intervencionados, em 2021/2022. Parques naturais, paisagens protegidas, espaços envolventes a áreas arqueológicas e outras edificações classificadas servem de cenário para concertos intimistas ao luar, para ver, ouvir e sentir. O Ciclo alcança os concelhos de Cabeceiras de Basto, Paredes, Cinfães, Felgueiras, Celorico de Basto, Paços de Ferreira, Resende, Marco, Mondim, Penafiel, Amarante, Castelo de Paiva, Baião, Lousada.
Filarmonia (Re)visitada do Festival Inventa
(Re)visitar o contexto musical filarmónico português é o desafio proposto aos maestros Francisco Ferreira e Osvaldo Ferreira, num projeto de cocriação com músicos do território, selecionados a partir das associações e bandas filarmónicas regionais. O contexto dramatúrgico concorre com os objetivos de exploração da história do território intervencionado, potenciando abordagens contemporâneas e inusitadas ao repertório habitualmente interpretado pelas bandas filarmónicas. Um projeto de capacitação e potenciador de legado através da mediação cultural. O Ciclo inclui em 2021/2022 os concelhos de Resende (Auditório Municipal), Cinfães (Auditório Municipal), Paços de Ferreira (Biblioteca Municipal Professor Vieira Dinis), Lousada (Auditório Municipal), Penafiel (Casa do Xiné – Centro Cultural, Quintandona, Lagares).
Walk & Dance
Em 2021, o festival Walk & Dance regressou a Freamunde, no concelho de Paços de Ferreira, 6ª edição, com um cartaz dedicado exclusivamente à música portuguesa. “O festival conta, ainda, com bandas emergentes, duas bandas da terra que têm aqui a possibilidade de apresentar o seu trabalho e aprender com as bandas mais experientes”, disse o vereador e vice-presidente da Câmara de Paços de Ferreira, Paulo Ferreira, recordando que o festival iria decorrer em cinco palcos, em espaços fechados, mas que permite aos visitantes percorrerem diferentes locais e assistirem a vários espetáculos.
O presidente da Junta de Freamunde, Arménio Ribeiro, reconheceu que é fundamental disseminar a cultura, referindo-se a este setor como sendo um veículo para potenciar a cidade e o concelho e dar a conhecer novos talentos.
Fonte: Novum Notícias