Penafiel e os seus coros
Coros de Penafiel
Agrupamentos vocais do Concelho num projeto em desenvolvimento
Coro Polifónico da BMPS
O Coro Polifónico da Banda Musical de Paço de Sousa (Coro Polifónico da BMPS) começou por ser uma disciplina de Classe de Conjunto da escola de música da mesma banda. Iniciou a atividade em outubro de 2017 e, desde então, é dirigido por Joaquim Dias.
No início da atividade, as apresentações públicas reservaram-se apenas às atividades da escola de música. Em 2019, começou a participar em atividades exteriores à escola da banda e mesmo à associação, realizando concertos com bandas filarmónicas, outros ensembles ou junções com outros coros. Desde 2021, o Coro Polifónico começou a participar também em atividades litúrgicas públicas e privadas, como casamentos ou eucaristias festivas.
O Coro Polifónico da BMPS foi acompanhado por grupos instrumentais como Ensemble Egas Moniz, Ensemble Nyckelharpas Sem Fronteiras, Ensemble de professores da Escola de Música da BMPS, Banda Musical de Paço de Sousa (Penafiel) e Banda União Juventude e Amizade da Sobreira (Oliveira de Frades). Colaborou, também, em concertos com os coros Amicitia Chorus e o Coral da Senhora da Hora. Nas diversas atividades, o coro foi dirigido por maestros como Joaquim Dias, Ricardo Soares, José Ventura, Ricardo Leão e Filipe Ferreira.
Ao nível de repertório, o Coro Polifónico da BMPS tem realizado obras dos mais variados estilos e épocas, desde música sacra e erudita a música tradicional e comercial. Já interpretou obras de compositores tais como Giovanni Pierluigi da Palestrina, Thomas Tallis, William Byrd, D. Pedro de Cristo, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Fernando Lopes Graça, John Rutter, Oscar Navarro, Jacob de Haan, Fernando Lapa, entre outros.
Em 2021, participou na gravação do CD “80 anos” da Banda Musical e Cultural de Paço de Sousa, onde gravou o “Hino de Paço de Sousa” e “Os Putos – Homenagem a Carlos do Carmo” com arranjos de Joaquim Dias, pela editora Afinaudio.