Penedono e o seu folclore
Folclore em Penedono
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Beira Alta (Viseu, Dão, Lafões e Terras do Demo)
- Distrito: Viseu
- Concelho: Penedono
Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono foi fundado em 1977 por um grupo de jovens com vontade de reviver a cultura popular, recolhendo, preservando e divulgando danças e cantares, trajes e doçaria, artefactos de trabalho e lazer.
Em 1978 realizou o seu primeiro Festival de Folclore, que mantém numa periodicidade anual quase ininterrupta.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono atuou em festivais, festas e romarias de Norte a Sul do País e ilhas. Apresentou-se no estrangeiro, destacando-se as atuações na região da Gruyères (Suíça), na Galiza e Ibiza (Espanha).
Penedono situa-se quase a 1000 metros de altitude, na encosta da Serra do Sirigo, no extremo Nordeste do Distrito de Viseu. De clima agreste, onde nos meses mais frios se pode ver o sincelo e a neve, faz a transição geográfica e cultural entre a Beira Alta e o Douro Sul, possuindo, por isso, uma aculturação típica das migrações sazonais. Em determinadas épocas do ano as gentes de
Penedono deslocavam-se para os concelhos vinhateiros, junto ao Rio Douro, para aí ganharem o seu sustento.
Os trajes, danças e cantares são serranos, embora as letras de alguns temas reflitam a trabalho e a canseira da ida às vindimas do Douro. Maioritariamente constituídos por indumentária de trabalho e de agasalho, estão também representados os trajes de ir à missa (domingueiros), os romeiros e os noivos. As danças e cantares expressam a alegria, a devoção religiosa, a brejeirice e a dureza do trabalho.
A recolha de danças, cantares, trajes, artefactos e receitas da cozinha local tem sido feita de forma persistente ao longo dos anos junto das pessoas mais idosas. Algumas colaboram ativamente com Rancho, transmitindo os seus ensinamentos e participando nas atuações.
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Penedono é membro aderente da Federação de Folclore Português.
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!