Ponte de Sor e o seu folclore
Folclore em Ponte de Sor
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor
- Rancho Folclórico de Montargil
Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor
O Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor é uma associação de natureza etnográfica constituída a 9 de dezembro de 1982, sediada na Casa do Povo na freguesia e concelho de Ponte de Sôr.
O Rancho foi fundado em 1968. O FestiFolk é organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor, em parceria com a câmara municipal e as juntas de freguesia do concelho.
Em 2015, o Rancho Folclórico da Casa do Povo de Ponte de Sor inaugurou uma Exposição Etnográfica no Centro de Artes e Cultura desta cidade Lenços, Xailes, Jaquetas outras vestimentas, na sua grande maioria originais e fruto de trabalhos e recolha e pesquisa estiveram patentes no evento que durou cerca de um mês.
Rancho Folclórico de Montargil
O Rancho Folclórico de Montargil fez a primeira apresentação em 1970, data considerada a da fundação, e integra a Federação do Folclore Português desde 1977. É membro da Associação de Folcloristas do Alto Alentejo e está inscrito no INATEL.
Desde 1975 funciona como Departamento de Etnografia e Folclore do Grupo de Promoção Sociocultural de Montargil (Pessoa Coletiva de Utilidade Pública (1987) e Medalha de Prata de Mérito Municipal).
Contando com a Colaboração da Câmara Municipal de Ponte de Sor e da Escola Básica Integrada de Montargil, está a lecionar 2 horas de folclore por semana. Realiza anualmente 2 festivais: a Festa das Escolas de Folclore (último sábado de março – este com o apoio total da Junta de Freguesia de Montargil), o Festival Nacional de Folclore de Montargil (sábado que antecede o terceiro domingo de Julho – este com a Câmara Municipal a apoiar a quase totalidade das despesas, e ainda contando com o apoio da Junta de Freguesia de Montargil, e de outras instituições na uma Escola de Folclore (Infantil e Juvenil).