Póvoa de Varzim e as suas filarmónicas
Filarmónicas da Póvoa de Varzim
Bandas de Música, história e atividades no Concelho
Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim
Foi a 12 de junho de 1864 que, pela primeira vez, se apresentou na Póvoa de Varzim uma Banda local. Segundo Viriato Barbosa, saiu bem cedo dos Paços do Concelho a caminho da Matriz, por entre a multidão delirante. Em finais de 1924 a Banda sofreu uma cisão: dum lado a Sociedade Musical da Banda Povoense Concelhia conhecida como “Banda dos Passarinhos”; do outro, a Banda Musical a Poveira, vulgarmente designada “Banda dos Malhados”.
Em 10 de abril de 1947 verificou-se a fusão constituindo-se a atual Associação da Banda Musical da Póvoa de Varzim, que por ocasião do seu 50° Aniversário foi agraciada pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim com a Medalha de Ouro de Reconhecimento Poveiro, pelo trabalho desenvolvido e por ser um dos mais prestigiados embaixadores itinerante da Póvoa de Varzim.
Conta com cerca de 60 executantes com uma média de idades a rondar os 22 anos, formados ou em formação na Escola de Música da Banda e na Escola de Música da Póvoa de Varzim, garantindo assim uma qualidade que lhe permite ombrear com as mais qualificadas Bandas do País. Tendo já passado por alguns maestros desde o início da sua história, atualmente este papel é desempenhado por João Vaz. Uma das preocupações mais importantes desta Banda é ser constituída unicamente por músicos da terra.
ABMPV
ABMPV
ABMPV