Sabrosa e os seus músicos
Músicos naturais do Concelho de Sabrosa
Projeto em desenvolvimento, o Musorbis aproxima os munícipes e os cidadãos do património musical e dos músicos do Concelho.
- Alexandre Fonseca (regente, m. 2013)
- Emanuel (cantor, 1957)
- Manassés de Lacerda (1885-1962)
HISTÓRIA DA MÚSICA
Alexandre Fonseca
Professor, músico, maestro, compositor, Alexandre Teixeira da Fonseca nasceu na freguesia de Covas do Douro, Sabrosa (distrito de Vila Real), em 1932, e desde muito cedo revelou gosto pela música. Recebeu os primeiros ensinamentos musicais em criança, do Mestre Laurentino Gonçalves Macedo. Formou-se em Trombone no Conservatório de Música do Porto. Estudou ainda Canto e Piano. Fez diversos cursos, o curso sobre a Moderna Pedagogia Musical, orientado pelos professores Edgar Williams e Jos Wuytack e o curso superior de Composição.
Estava igualmente habilitado como profissional regente de Orquestra, regente de Coros, regente de Bandas Civis e Instrumentista.
Em 1951 foi incorporado na Banda do Regimento de Infantaria do Porto, mediante concurso público. Passado pouco tempo, ascendeu a músico de 1ª classe, como solista, e ao posto inerente. Fez parte integrante de várias orquestras, designadamente, Orquestra Sinfónica do Porto e dirigiu bandas e grupos corais.
Desde 1973 foi docente no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, nas disciplinas de Acústica/Organologia e Aerofones, e desde 1989 na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (Artave).
Como compositor possui inúmeras obras, de géneros e características diferentes, entre elas: “Homenagem ao Dr. Manuel Vaz” – marcha de rua; “Viajante Selecto”- marcha de rua; “São Salvador” – marcha grave, entre muitas outras obras, executadas no nosso País e no estrangeiro. Foi premiado várias vezes. Em 1971 tornou-se membro da SPA, e cooperador em 1999. Alexandre Fonseca morreu a 27 de janeiro de 2013.
Manassés de Lacerda
Manassés Ferreira de Lacerda Botelho nasceu em Sabrosa (concelho de Sabrosa, distrito de Vila Real, Trás-os-Montes, Portugal, a 6 de janeiro de 1885 e faleceu no Rio de Janeiro (Brasil), a 18 de maio de 1962. Manassés de Lacerda estudou em Coimbra entre 1900 e 1904, ano em que reprovou no lº ano do Liceu. Em 1905 chega ao Porto incorporado voluntariamente num regimento de cavalaria.
Compositor e cantor de fados, dono de uma bela voz de tenor, extensa e bem timbrada, gravou em 1905 ou 1906, para a Companhia Francesa do Gramophone alguns fados, com acompanhamento de piano, entre os quais o Fado das Lágrimas, o Fado dos Sonhos, o Fado Maria mais conhecido pelo Fado Manassés e o famoso Fado Hilário. Em 1908, casou-se e emigrou para o Brasil com a esposa. Voltou a Portugal em 1917 e tornou definitivamente ao Brasil em 1919.
Manassés de Lacerda
Leave a Reply
Want to join the discussion?Feel free to contribute!