Sabugal e os seus festivais
Festivais de Música em Sabugal
Ciclos, encontros, temporadas e festivais de música no Concelho
Festival de Música Sons do Côa
O Município do Sabugal e a Associação Cultural Oito Ecos assinaram um protocolo que visa a realização de um festival de música erudita. A decorrer durante o mês de outubro (2022) e em vários espaços do Concelho, o “Festival de Música Sons do Côa” apresenta-se como um festival eclético, intergeracional e descentralizado, onde os mais variados estilos e épocas musicais são colocados em diálogo com a identidade e o património cultural autóctone. O Festival conta com a direção artística de João Andrade Nunes e o apoio da Antena 2.
CIMfonia
Sítio: cimfonia.org
O projeto CIMfonia resulta de uma simples aglutinação da sigla CIM – Comunidade InterMunicipal – e da palavra fonia que pode significar som ou voz, e pretende traduzir isso mesmo, a voz da região, o apelo do interior. O ciclo de concertos e eventos do programa CIMfonia pretende seduzir toda a comunidade a intervir de forma criativa e proativa, na candidatura de Guarda Capital Europeia da Cultura, em 2027. (Osvaldo Ferreira)
O projeto engloba os municípios de Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Gouveia, Guarda, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal, Seia, Trancoso.
Festival de Música da Bendada
Sítio: www.bendadamusicfest.com
O Festival de Música da Bendada, concelho de Sabugal, distrito da Guarda, é um evento que tem a direção artística da pianista Inês Andrade. Teve em 2021 a sexta edição. Conta com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal, da Junta de Freguesia da Bendada e da Sociedade Filarmónica Bendadense, bem como da Associação Malcata com Futuro, Junta de Freguesia de Sortelha, do Lar de Santa Luzia da Bendada e da Escola de Música da Boston University.
O Festival é composto por três valências: Curso de Iniciação Musical (para alunos dos 8 aos 12 anos), Curso de Aperfeiçoamento Musical (para alunos dos 13 aos 20 anos provenientes de vários conservatórios de música do país e estrangeiro) e Coro de Adultos.
Realizado pelo projeto Bendada Aldeia Cultural, o evento tem como palco principal a Casa da Música da Bendada, mas durante estes dias há atuações diárias pelos jovens músicos, quase sempre ao ar livre, em locais diversos da aldeia. Foram agendados concertos no Museu Municipal do Sabugal, no Castelo de Sortelha – Largo do Pelourinho e na Igreja Matriz de Malcata.
O corpo docente integrou 10 músicos com carreiras internacionais: Inês Andrade e Edoardo Carpenedo (piano), Erica Carpenedo (violino), Yoni Battat (viola), Gracie Keith (violoncelo), Marina Camponês e Ana Lucas (flauta) Rui Ferreira (clarinete), Diogo Andrade (guitarra) e António Lourenço Menezes (canto e coro). Era composto por três artistas convidados, com uma vasta experiência na formação das novas gerações de músicos em Portugal: Levon Mouradian (violoncelo), Ana Paula Russo (canto) e Miguel Henriques (piano).