Santa Comba Dão e o seu folclore
Folclore em Santa Comba Dão
Grupos Etnográficos, Tradições e Atividades no Concelho
- Região: Beira Alta (Viseu, Dão, Lafões e Terras do Demo)
- Distrito: Viseu
- Concelho: Santa Comba Dão
Rancho Folclórico e Etnográfico de São Joaninho
O Rancho Folclórico e Etnográfico de São Joaninho remonta a 1928, ano em que no bairro do fundo da aldeia teve origem a sua primeira formação.
Em 1979, na Casa do Povo da localidade, promoveu-se o reinício do mesmo, passando a chamar-se Rancho Folclórico e Etnográfico da Casa do Povo de São Joaninho. Mantendo este o sucesso do anterior, percorreu várias localidades do país, participando em vários festivais onde se destacou com mérito. Em 1991, foi suspenso devido à emigração.
Em 2002, um grupo de amigos, após os festejos de São João (padroeiro da terra), recordou com saudade o antigo rancho, e criou o atual Rancho Folclórico e Etnográfico de São Joaninho, que fez a estreia no dia 25 de Maio de 2003.
Desde esse dia, tem sido solicitado a divulgar as tradições da sua região, quer no campo musical, quer nas danças e cantares, quer nos trajes, baseando-se nas suas recolhas efetuadas.
Na tentativa de reviver o passado, o grupo apresenta a beleza e simplicidade do trajar, apresentando os seguintes trajes: noivos, lavradores, abastados, ver-a-deus, festa e romaria, domingueiros, vendedeira, camponeses, trabalhadores da feira, pastor, serrana, moleira e outros.
A sua participação em festas, romarias de norte a sul do país e internacionais (Alemanha e Suíça) tem contribuído para a divulgação do folclore da região da Beira Alta. Em 2007 passou a ser uma associação de natureza cultural e recreativa.