Santa Maria da Feira e o seu folclore
Folclore de Santa Maria da Feira
Grupos etnográficos, tradições e atividades no Concelho
- Douro Litoral (Douro Litoral Sul)
- Distrito: Aveiro
13 grupos
- Centro Cultural e Recreativo Os Malmequeres de Lourosa
- Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira
- Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira
- Grupo Folclórico Danças e Cantares de São João de Vêr
- Rancho Folclórico As Florinhas de Caldas de São Jorge
- Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo
- Rancho Folclórico de São Tiago de Lobão
- Rancho Folclórico e Etnográfico das Terras de Santa Maria
- Rancho Folclórico Recreativo e Cultural As Florinhas de Rio Meão
- Rancho Folclórico São Cristóvão de Nogueira da Regedoura
- Rancho Regional da Vila de Lobão
- Rancho Regional de Argoncilhe
- Rancho Regional de São João de Vêr
Centro Cultural e Recreativo Os Malmequeres de Lourosa
O Centro Cultural e Recreativo Os Malmequeres de Lourosa é uma associação de natureza etnográfica do Concelho de Santa Maria da Feira. Além do Folclore tem danças latinas, salão, medievais; ginástica (zumba, fitness, aeróbica). Realiza eventos culturais, recreativos, de solidariedade. Aluga instalações mediante disponibilidade e condições.
CCRML
Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira
O Grupo de Danças e Cantares Regionais da Feira recolhe, salvaguarda e divulga os usos e costumes da Villa da Feira no final do séc. XIX e início do séc. XX
GDCRF
Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira
O Grupo de Danças e Cantares Regionais do Orfeão da Feira é um grupo que faz recolha, estudo, salvaguarda e divulgação do património folclórico-etnográfico da região.
Catarina Luz, diretora
Rancho Folclórico As Florinhas de Caldas de S. Jorge
O Rancho Folclórico “As Florinhas” de Caldas de S. Jorge tem-se dedicado à recolha das danças e cantares, usos e costumes, para além de outras tradições sociais e religiosas. Conta com representações em festivais, encontro de tradições, festas e romarias, no país e estrangeiro. Está filiado no INATEL. É sócio fundador da Federação das Coletividades de Cultura e Recreio de S. Maria da Feira e sócio efetivos da Federação de folclore Português.
RFFCSJ
Rancho Folclórico São Pedro de Canedo
O Rancho Folclórico São Pedro de Canedo foi fundado numa brincadeira de Carnaval a 2 de março de 1976. É constituído por cerca de 50 elementos. É de notar nas suas apresentações a pesquisa elaborada em tradições culturais das Terras de Santa Maria e da Região Douro Litoral.
Tem no seu currículo atuações de norte a sul do país, bem como no estrangeiro: em Espanha, Suíça e França. Esteve no programa televisivo “Olha a SIC”, fez três gravações comerciais e tem participado em diversos festivais de Folclore, festas e romarias.
É organizador de um festival Nacional e Internacional (32ª edição/2023).
Os trajes que o rancho utiliza são os lavradores ricos e médios, de campo, de ir à missa, de domingar, de peixeira, de leiteira, de pescador e de Ceifeira.
A tocata é composta por acordeão, concertina, violão, cavaquinho viola burguesa, bombo, ferrinhos e reque-reque.
Os números mais representativos são a rusga de Entrada, vira dos Barqueiros, vira dos Namorados, vira Velho, vira Valseado, vira da Senhora da Piedade, Verdegar, Fado, tirana e o Velho.
O Rancho Folclórico de São Pedro de Canedo tem contribuído para o engrandecimento e divulgação do Folclore das Terras de Santa Maria da Feira, levando bem longe o nome da terra. É associado do INATEL e da FecoFeira.
Rancho Folclórico de São Tiago de Lobão
O Rancho Folclórico de São Tiago de Lobão foi fundado em 1960 e começou os seus ensaios num palheiro de um dos lugares da freguesia, a Caínha. Foi apadrinhado pelo rancho de Gulpilhares, Vila Nova de Gaia. Durante a Guerra de Ultramar, o rancho não conseguiu ultrapassar a falta de rapazes e em 1965 interrompeu a atividade até 1979. Nesse ano, ano internacional da criança, retomou a atividade com toda a força. Desde então, leva os seus usos e costumes a todo o país e estrangeiro.
Começando por dançar com um único trajo, o de domingueiro, evoluiu e conta atualmente com todos os trajos da região, desde o dos noivos, à das campesinas passando pelos da romaria e continuando com os domingueiros. Conta com cerca de 55 elementos.
Rancho Folclórico e Etnográfico das Terras de Santa Maria
O Rancho Folclórico e Etnográfico das Terras de Santa Maria é uma associação de natureza etnográfica sediada em Rio Meão, Santa Maria da Feira.
RFETSM
Rancho Folclórico Recreativo e Cultural As Florinhas de Rio Meão
O Rancho Folclórico Recreativo e Cultural As Florinhas de Rio Meão é uma associação de natureza etnográfica sediada em Rio Meão, Santa Maria da Feira.
Rancho Folclórico S. Cristóvão de Nogueira da Regedoura
O Rancho Folclórico S. Cristóvão de Nogueira da Regedoura é uma associação de natureza etnográfica sediada em Nogueira da Regedoura, Santa Maria da Feira.
Rancho Regional da Vila de Lobão
O Rancho Regional da Vila de Lobão é uma associação de natureza etnográfica sediada em Lobão, Santa Maria da Feira.
RRVL
Rancho Regional de Argoncilhe
O Rancho Regional de Argoncilhe é uma associação de natureza etnográfica sediada em Argoncilhe, Santa Maria da Feira.
RRA
Rancho Regional de São João de Vêr
O Rancho Regional de São João de Vêr é uma associação de natureza etnográfica sediada no lugar da Granja, freguesia de São João de Vêr, Concelho de Santa Maria da Feira, constituída a 27 de dezembro de 1984.
RRSJV