Santa Maria da Feira e os seus festivais
Festivais em Santa Maria da Feira
Ciclos, encontros, concursos, temporadas e festivais de música e dança no Concelho
Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira
De 3 de novembro a 8 de dezembro
São seis as igrejas que acolhem a sexta edição do Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira. Sete organistas portugueses, um polaco e um italiano, considerados os melhores na arte de tanger os órgãos de tubos, levam música original e transcrita para órgão de tubos a cinco freguesias do concelho, em correspondência com os princípios deste projeto de descentralização cultural.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, arranca na sede do concelho e prossegue com espetáculos em Sanguedo, Santa Maria de Lamas, Nogueira da Regedoura, Mosteirô e, novamente, em Santa Maria da Feira. Estes são concertos vespertinos, realizados sempre aos domingos, às 16h00.
O primeiro momento, na Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira, conta com a interpretação do organista português João Vaz, diretor artístico do Festival de Órgão da Madeira e dos concertos na Basílica do Palácio Nacional de Mafra, que vai executar obras de compositores portugueses, alemães e dinamarqueses do período Barroco. O concerto acontece no dia 3 de novembro e, tal como os restantes, tem entrada livre.
Dia 10, o polaco Tomasz Nowak, diretor artístico do Festival Internacional de Órgão de Tubos da Renânia do Norte-Vestfália, na Alemanha, aborda igualmente o período Barroco, mas acrescenta um momento contemporâneo com a sua improvisação sobre um tema dado “in loco”. Nowak apresenta-se na Igreja Paroquial de Sanguedo.
De Itália, o chefe organista da Catedral de Florença, Daniele Dori, traz obras de compatriotas românticos e modernos à Igreja Paroquial de Santa Maria de Lamas no dia 17 de novembro.
A Igreja Matriz de Nogueira da Regedoura recebe o organista português João Janeiro, que divide a sua atividade profissional entre a investigação, concertos, gravações e a docência, a 24 de novembro. O instrumentista vai interpretar obras barrocas.
Numa iniciativa inédita, no dia 1 de dezembro, o órgão de tubos da Igreja Matriz de Mosteirô vai ecoar com mais três órgãos. Nas teclas, os organistas portugueses João Santos, Paulo Bernardino, Ricardo Toste e Rui Soares, o diretor artístico deste ciclo.
O último dos concertos do Ciclo de Órgão de Tubos de Santa Maria da Feira acontece na Igreja Matriz da cidade da Feira. Sob a orientação de Eugénio Amorim, organista, maestro e compositor português, o Quarteto Vocal Gaudium Vocis, composto pelas vozes de Fabiana Magalhães, Brígida Silva, José Machado e Rui soares, vão interpretar polifonia antiga com versos improvisados no órgão, música portuguesa com arranjos de Eugénio Amorim e a famosa “Noite Feliz” de Frans Gruber, também com arranjos do mestre português.
O projeto Reciclanda promove a reutilização, reciclagem e sustentabilidade desde idade precoce.
Com música, instrumentos reutilizados, poesia e literaturas de tradição oral, contribui para o desenvolvimento global da criança e o bem estar dos idosos. Faz ACD e ALD (formações de curta e longa duração), realiza oficinas de música durante o ano letivo e dinamiza atividades em colónias de férias. Municípios, Escolas, Agrupamentos, Colégios, Festivais, Bibliotecas, CERCI, Centros de Formação, Misericórdias, Centros de Relação Comunitária, podem contratar serviços Reciclanda.
Contacte-nos:
António José Ferreira
962 942 759
Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva
A Academia de Música de Santa Maria da Feira promove em 2024 o VII Concurso Nacional de Música Gilberta Paiva. Em 2024, com valores de inscrição mais atrativos e prémios mais apelativos o concurso inclui, também, masterclasses de flauta, com inscrição gratuita. O concurso terá lugar nos dias 25 e 26 de maio (categoria A) e 1 de junho (categoria B), assim distribuídos:
Categoria A – Solistas – Flauta Transversal
Categoria B – Música de Câmara – níveis médio e superior
Concurso Internacional de Música Paços’ Premium
O Concurso Internacional Paços’ Premium (XVII edição em 2024) é um concurso promovido pela Academia de Música de Paços de Brandão, concelho de Santa Maria da Feira. Em 2024, decorre de 28 de junho a 7 de julho.
Dies Festus in Terra Sancte
O Festival Dies Festus in Terra Sancte decorreu na Igreja da Misericórdia de Santa Maria da Feira a 22, 23 e 24 de abril de 2022, integrando concertos e classes de aperfeiçoamento para diversos instrumentos e música de câmara.
Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo
Sítio: www.festim.pt
O Festim – Festival Intermunicipal de Músicas do Mundo é um evento organizado pela d’Orfeu Associação Cultural que acontece nos concelhos de Águeda, Albergaria-a-Velha, Estarreja, Ílhavo, Oliveira de Azeméis, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Santa Maria da Feira.
Festival Internacional de Música de Paços de Brandão
O Festival Internacional de Música de Paços de Brandão – 44ª edição em 2021 é um dos festivais de música erudita mais antigos do país. Sob a direção artística de Augusto Trindade, conta na sua história com grandes nomes do panorama nacional e internacional. Realiza-se no CiRAC, Europarque, Cineteato António Lamoso e outros locais do concelho de Santa Maria da Feira. O Festival inclui o Concurso Internacional Paços’ Premium (XIV edição em 2021).
Sítio: cirac.pt